João de Deus: vida do médium de Abadiânia é tema de documentário. (Fotos: Paris Filmes/Divulgação)

“João de Deus – O Silêncio é Uma Prece”, documentário que conta a vida do médium brasileiro João de Deus, de Abadiânia (GO), estreou nesta quinta (31) nos cinemas de todo o Brasil.

Famoso em todo o mundo por conta das cirurgias espirituais realizadas pelas entidades que incorpora, João de Deus aparece no filme de forma hagiográfica, ou seja, como um autêntico ‘santo ou servo de Deus.’

Casa de Dom Inácio de Loyola atende milhares de pessoas de todo o mundo.

Dirigido por Candé Salles, o documentário é todo baseado na filantropia praticada na Casa de Dom Inácio de Loyola, comandada há mais de quatro décadas pelo mítico médium e visitada diariamente por centenas de brasileiros e estrangeiros.

De acordo com críticas publicadas na internet, o documentário, entretanto, peca por sua excessiva idolatria a João de Deus – reverência que o próprio médium sempre tenta recusar. Jornalistas que participaram da coletiva de estreia também apontaram falhas, no roteiro, relacionadas às atividades econômicas mantidas por João de Deus – assunto que já ganhou capas de revistas e jornais no Brasil.

Curas espirituais são realizadas por entidades incorporadas pelo médium.

Em linhas gerais, passeando por inúmeros veículos em busca de opiniões sobre o documentário, o blog não conseguiu alavancar mais do que duas estrelas de cotação para o filme. Mas como sempre opinião de jornalista diverge da do grande público, é bem provável que a obra seja um grande sucesso nas telonas. A conferir.