Casas Bahia e Pontofrio: queda nas vendas no terceiro trimestre encerra 31 lojas da rede. (Fotos: Divulgação)

Casas Bahia e Pontofrio: queda nas vendas no terceiro trimestre encerra 31 lojas da rede. (Fotos: Divulgação)

Da série “notícias que não gostaríamos de publicar”: as Casas Bahia e o Pontofrio fecharam 31 pontos de venda, segundo informações divulgadas, nesta quarta (14), pela Via Varejo, empresa de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

O motivo? Queda de 24,6% nas vendas no terceiro trimestre de 2015. Os números valem apenas para unidades abertas há mais de um ano. Com esse cenário, a companhia informou que a única alternativa foi seguir com seu plano de reestruturação, fechando, portanto, 31 pontos de venda deficitários no período.

Ao todo, foram fechadas 28 lojas do Pontofrio e três das Casas Bahia. De acordo com informações da Via Varejo, o processo de fechamento de lojas vem acontecendo desde julho, quando a empresa notificou o encerramento de 19 unidades.

Simultaneamente ao fechamento de lojas, a companhia também tem adotado um plano de redução de despesas, incluindo cortes em marketing, aluguéis, logística e pessoal. Outra consequência dos números negativos tem a ver com a conversão de lojas da bandeira Pontofrio em lojas Casas Bahia. Até o momento, 36 delas já foram convertidas.

Sim, é dura a vida do trapezista em época de crise…