Badaró: hasta la vista, chico! (Foto: Ricardo Boni/Divulgação). 

Alexandre Villela Carvalho, o chef Badaró, responsável pelas delícias que são servidas no Nhô Botequim e também no Empório Nhô, vai passar uma temporada em Lima, no Peru.

Motivo? Aprender a técnica do dry aged – ou como preparar carne maturada a seco -, método que exige, além de amor, muita força à gastronomia. A “bravura” para dominar tal técnica é tão importante que, em Lima, Badaró terá o peruano Renzo Garibaldi como mestre e guia.

Dono da “Osso Carniceria & Salumeria”, espécie de açougue mais gourmetizado, Garibaldi é uma das referências mundiais quando se fala em dry aged. O rapaz também é conhecido, através de flyers de divulgação do seu trabalho, como o “lado rude da gastronomia”. Na dúvida, favor dedicar atenção especial às imagens abaixo.

O serrote do peruano não brinca em serviço... (Fotos: Reprodução)

O serrote do peruano não brinca em serviço… (Fotos: Reprodução).

Indique o cara para aquela sua amiga que está pensando em fazer lipoaspiração...

Indique o cara para aquela sua amiga que está pensando em fazer lipoaspiração…

Sobre a técnica em si, é o próprio Badaró quem nos explica do que se trata exatamente. Abre aspas: “Maturar a carne a seco significa dar a ela melhores condições de textura e sabor. Quando maturamos a carne, suas enzimas quebram o tecido muscular, proporcionando  muito mais maciez. Essa técnica pode levar até meses para alcançar o resultado pretendido”.

Badaró também ensina que a maturação só é realizada em açougues, onde a carne é pendurada em refrigeradores ou em uma superfície onde permanecem secando por semanas. “Essa carne chegará ao consumidor final com preços bem maiores do que a carne comum, mas o prazer em degustá-la, este não tem preço”.

A temporada do chef rio-pretense no Peru começa dia 23 e segue até 3 de junho. Badaró vai com a esposa Ana Ceze, que também terá missão especial em Lima. Ela será responsável por descobrir especiarias locais, temperos e outras novidades para turbinar as prateleiras do Empório Nhô. Quem acha que o casal vai arrasar põe o dedo aqui! É dura a vida do trapezista papito!