Orquídea: quem não gosta da planta bom sujeito não é. (Fotos: Divulgação)

Miga, foi você que pediu um feriado prolongado? Então cata o próximo que começa nesta sexta (16) e só termina na segunda (19), dia do aniversário de Rio Preto.

Sim, teremos um dia extra para descansar. E muitos eventos para prestigiar, como a 4ª Exposição Nacional de Orquídeas, que será realizada durante todo o fim de semana, no Centro de Professorado Paulista (CPP), localizado à Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6029 (próximo ao Riopreto Shopping).

Nesta edição, a organização do evento, que reúne amantes, colecionadores e apreciadores dessas plantas consideradas exóticas e selvagens, vai focar no lado social. Todas as pessoas que forem até a feira e levarem 1 litro de óleo ou leite ganharão uma muda de orquídea. A entrada é gratuita.

Renato Louro, um dos organizadores do evento, conta ao blog que duas mil mudas já foram separadas para os visitantes. “Só no ano de 2017 arrecadamos quase três mil litros de leite e óleo com eventos em Rio Preto, Indaiatuba e Mogi Guaçu. Queremos repetir a ação este ano, doando para a Aeluz todos os produtos arrecadados”.

Uma espécie mais linda que a outra…

A 4ª Exposição Nacional de Orquídeas de 2018 também contará com períodos de visitação de crianças de quatro escolas municipais. O encontro será na sexta (16), com o objetivo de oferecer aos alunos aula de cultivo de orquídeas.

Já os amantes da planta poderão tirar dúvidas sobre o cultivo e a adaptação das espécies ao ambiente, em duas palestras/cursos gratuitas, que serão realizadas na sexta e no sábado, às 15h.

“São mais de quatro mil orquídeas entre mudas e adultas, que vão de R$ 8 a R$ 500, dependendo da espécie e tamanho”, avisa Renato Louro, acrescentando que haverá ainda um cantinho chamado de “Dr. Orquídeas”, no qual o público poderá tirar dúvidas, levar sua orquídea para uma avaliação ou, se preferir, comprar no local e receber todas as informações sobre substratos, luminosidade ideal, vasos, etc.

Sem falar que ficam lindas dentro e fora de casa…

“É possível manter orquídeas vistosas e saudáveis com poucos produtos químicos, alguns cuidados com a rega e altas temperaturas”, conclui Renato.
O evento tem a chancela dos orquidário Astrea (São Carlos), Bom Senhor (Arealva), Orquidário de Rio Preto e Koga (Londrina).

Plus: a exposição também terá Bonsai, Cactus, Rosas do Deserto, Plantas Ornamentais, mudas de orquídeas nativas e híbridas, além de acessórios como vasos, cachepôs, substratos, adubos, fertilizantes e artesanato. Agora corre contar prazamigas. Só não esquece de avisar que o evento é gratuito.

A exposição também contará com bonsais, tá?