Rio Preto Shopping

#Psicografia: De acordo com médium mineiro, Tancredo Neves teria enviado carta urgente à nação brasileira

Publicado dia 07 de agosto de 2015 às 19:12. Última atualização: 09 de agosto de 2015 às 16:56. 180 comentários.


Tancredo Neves: ex-presidente faz comunicado à nação brasileira através do médium Robson Pinheiro. (Foto: Reprodução)

Tancredo Neves: ex-presidente faz comunicado à nação brasileira através do médium Robson Pinheiro. (Foto: Reprodução)

O médium, escritor e terapeuta Robson Pinheiro Santos, autor de 36 livros relacionados à Doutrina Espírita, veio a público nesta sexta (7), através do blog de sua editora, a Casa dos Espíritos, noticiar o recebimento de uma carta que teria sido ditada pelo espírito do ex-presidente da República Tancredo Neves, morto em 21 de abril de 1985.

Além da carta, o médium também postou um vídeo no qual esclarece pormenores do contato com o espírito do ex-presidente, que teria lhe aparecido na madrugada de terça-feira (4), em companhia de outros dois espíritos ilustres, os de José do Patrocínio, uma das figuras mais importantes na luta pela Abolição da Escravatura, e o de Getúlio Vargas, também ex-presidente do Brasil.

Segundo Pinheiro, Tancredo pediu que ele se levantasse imediatamente, informando que precisava falar à nação brasileira com urgência. O assunto? A atual crise econômica e o desvirtuamento político que têm nublado os ânimos e a fé do povo brasileiro.

A seguir, a Coluna reproduz o vídeo e a carta de Tancredo na íntegra. É dura a vida do trapezista do lado de lá…

 

A carta em si:

“Amigos e companheiros espiritualistas da nação brasileira,

Nosso país passa por momentos incomuns em seu cenário político, econômico e social, mas, sobretudo, por uma crise sem precedentes de ordem espiritual, a qual se faz perceber nos desdobramentos do nosso momento político e na conjuntura socioeconômica na qual estamos todos inseridos e imersos.

Não podemos ignorar as palavras de Allan Kardec aoregistrar que de ordinário, são eles [os espíritos] que vos dirigem. Sob esse pensamento, que traduz a realidade da vida nos bastidores de todas as ações humanas, sabemos que as dificuldades enfrentadas pelo povo brasileiro não são somente da parte daqueles que detêm o poder ou que o veem fugir de suas mãos.

Nós enfrentamos, neste momento, um dos casos mais graves de obsessões complexas num âmbito generalizado em nossa nação. O país passa por uma crise espiritual na qual as forças da oposição ao progresso culminaram com a derrocada de valores e conquistas do povo brasileiro, afetando, em grande medida, as instituições públicas.

Tudo isso levando-se em conta que, desde os bastidores da vida, espíritos representantes das sombras, das trevas mais ínferas, têm manipulado suas marionetes —políticos, homens públicos, empresários e homens do povo, desde as pessoas mais comuns até aquelas que em alguma grau detêm poder ou liderança sobre a multidão e, ainda, as que formam opinião são capazes de influenciar a situação reinante — a qual, a cada dia,agrava-se a passos claros.

Não podemos desconsiderar que a arma da qual se utilizam os representantes das trevas deste século é eficiente o bastante para minar as forças daqueles que querem acertar, pois formam quadrilhas, grupos de poder para os quais é mais importante sua manutenção no poder, a qualquer custo, do que o bem-estar do povo e das instituições que zelam por nosso futuro promissor como nação.

Não nos esqueçamos de que, por trás de homens, estão as hostes espirituais da maldade, que fazem de tudo para saquear os cofres públicos, solapar a economia, fraudar, corromper os valores éticos, assim roubando do povo brasileiro sono de sossego ou fé em dias melhores. A estratégia dessas entidades consiste, em larga medida, em promover a desgraça daqueles homens e daquelas instituições que ainda acreditam e representam o bem, a honestidade, a retidão de caráter e os valores que nos tornaram, ao longo dos séculos, a grande nação que somos. 

É a política das trevas, por meio de suas marionetes encarnadasdeturpar tanto o significado quanto a razão mesma da ética e de valores nobres e sadios mediante o assassina toda fé do povo, alardeando uma visão populista ao mesmo tempo que encobre sua verdadeira face de estandarte do mal e das forças da escuridão. 

Estamos em plena guerra espiritual, na qual o campo de batalhas está cada vez mais próximo de nós, de nossas famílias, de nossas vidas.

Não mais podemos pensar num tempo de tranquilidade ou de aparente segurançapois ninguém está seguro diante dos lobos travestidos em peles de ovelhas com seus discursos preparados para enganar e levar a multidão a erro. Em troca, deixam as migalhas caírem de seus cofres particulares, ou dos cofres e das contas bilionárias das quadrilhas que tomaram de assalto e aparelharam o governo, o país e as instituições que deveriam nos representar.

Mas não estão sós esses homens que assim agem. Como marionetes das forças das trevas, eles representam um forte aparato de guerra que é utilizado a fim de retardar o progresso e fazer com que as instituições do bem sejam afetadas diretamente, pela força, aarrogância, as mentiras e as pretensões das quais se valem para fazer afundar o barco da nação brasileira.

A política faliuos homens públicos falirammuitas empresas sucumbiram mediante o abuso daqueles que tentam dominar a qualquer custo, e, inclusive, muitos homens de bem, muitas pessoas de boa vontade,iludidasdeixaram-se levar pelas promessas vãs, pelas políticas públicas populistas, com seu idealismo patético a distribuir suas migalhas, que ainda hoje retêm a população mais sofrida na situação de dependência crônica dos programas forjados para iludi-la, visando à ignorância do povo acerca do que se comete nos bastidores.

Misérias e bolsas oportunistas são oferecidas à gente pobre mas também aos ricos, enquanto lobos vorazes pilham a economia e buscam se manter disfarçados de ovelhas no comando de uma das maiores nações do planeta. 

Não nos enganemos, meus amigos, pois não estamos lutando contra a carne e o sangue”, mas, como disse o apóstolo Paulo, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,contra as hostes espirituais da maldade. 

Em outras palavras, a guerra não é contra homens, apenas; com efeito, é de ordem espiritual. Nosso discurso não é meramente político, mas de convicção espiritual da realidade dos seres trevosos com os quais lidamos.Quem é incapaz de perceber a gravidade da hora, o estiramento das convicções e o assalto aos valores em pleno curso, deve-se indagar, honestamente, se sua visão já não está comprometida pelos feiticeiros da hipnose vigente, pelos artífices da derrocada da nação brasileira, dos dois lados da vida.

Por isso, hoje não nos resta uma alternativa plenamente confiável, embora vislumbremos a possibilidade de modificar esse panorama, dando um novo rumo ao nosso futuro. Se, por um lado, não se apresenta alguém que reúna condições genuínas e plenas de representar a nação e o povo brasileiro fazendo frente a esta marca da corrupção que avassala desde Brasília até a base mesma da sociedade — isto é, o povo comum, pelo menos nos resta a alternativa de optarmos por uma ética ou, quem sabe, pela possibilidade de mudar, uma vez que o horizonte não nos aponta um líder ou uma liderança isenta de chances de perpetuar o erro

Ou, mais modestamente: diante do quadro dramático em que se vê a nossa nação, errar menos já seria de muito bom grado diante do extremo a que chegaram os representantes eleitos democraticamente pelo nosso povo, iludido pelas promessas, as mentiras e as ideologias de um governo dos mais corruptos que a história do Brasil já conheceu. Diante de tamanha manipulação mental, hipnótica e sensorial empregada por aqueles que formaram a quadrilha que nos governa desde os bastidores do Palácio da Alvorada até os bastidores da vida, sem dúvida errar menos já significaria grande avanço.

Nosso momento é grave, não somente economicamente, mas espiritualmente falando. Sobretudo do ponto de vista espiritual, pois sabemos,com mínimo de perspicácia e observação, que forças ocultas estão em plena concentração na tentativa de afundar o barco da nação brasileira, sobre a qual já foi dito, um dia, que deveria ser o coração do mundo e pátria do Evangelho. 

Segundo podemos constatar, o coração está parando; está enfermo e precisando urgentemente de uma cirurgia moral, ética e espiritual. E é raro que um processo cirúrgico não cause apreensão e seja indolor

Em caráter emergencial, precisamos nos irmanar em oração, todos os que de alguma maneira querem o bem do povo brasileiro. Precisamos pedir a Jesus que tenha misericórdia dos filhos desta terra e das lideranças e dos representantes do povo, mas que também sustente os esforços daqueles poucos que resistem e querem acertar; dos que militam em defesa da ética, da justiça, do desmascaramento dos lobos que enganam e enganaram a multidão num momento frágil de sua fé no futuro e utilizaram do poder de barganha para comprar com promessas levianas aqueles que não souberam e ainda não sabem distinguir entre a ovelha e o lobo  este, obando que governa, distribuindo migalhas em troca de votos e popularidade. 

Quem sabe, clamar para que os cidadãos sejam capazes de discernir e identifiquemquem deseja ajudar educando e objetiva, de fato, libertá-los da miséria, da servidão da consciência e da ignorância. Precisamos nos reunir em oração, mesmo aqueles que de alguma maneira ainda se deixam levar pelas promessas que já se mostraram vazias e pelo idealismo disseminado em nome desta política desumana, que com certeza não tem sua origem nos dirigentes espirituais da nação, mas nas hostes da maldade, nos representantes da escuridão que estão encastelados nos corações daqueles que, em troca do sofrimento do povo brasileiro, tentam dominar e perpetuar-se no poder a qualquer custo.

Nosso convite é para orarmos, juntarmos nossas energias e possibilidades espirituais, não somente vibrações, para que nos pronunciemos cada vez mais. Que tenhamos a coragem de sair de nossos lares, de ir às ruas, de nos manifestar pelo bem e pelo direito, pela vitória da ética e da dignidade. E não falo aqui a favor ou contra partidos políticos, mas a favor do bem, da justiça e das conquistas de nossa nação. 

Que possamos descruzar os braços, sair do comodismo diante dos acontecimentos, tentando de alguma maneira nos pronunciar a fim de não darmosainda mais razão ao pensamento de que, se o bem não domina, é porque os bons são tímidos — ou fracos. Sem que se ergam os cristãos como dantes se ergueram perante as arbitrariedades dos ímpios, que culminaram nos circos romanos da Antiguidade; sem que nos mexamos e façamos a nossa parte — muito mais do que simplesmente rezarmos e pedirmos ajuda ao Alto, sabendo que todos somos a ajuda que o Alto envia para agir no momento de crise —; sem isso, se não agirmos e formos proativos, seremos apenas uma voz rouca que,aos poucos, será silenciada em meio à multidão dos que sofrem e do poder dos marginais a serviço da escuridão.

Seremos apenas miseráveis, escondidos em nossas casas de oração, batendo no peito a clamar socorro,escondidos com medo de nos mostrar em nome da causa do bem pelqual todos deveríamos nos expor e mostrar que, juntos, podemos muito mais!

Não se acanhem, não se iludam. Estamos em plena guerra espiritual, e, numa guerra, onde estarão os representantes de um reino em tudo superior aos reinos falidos dos homens e dos representantes das sombras?

Oremos, sim, rezemos mais ainda, mas sobretudo nos posicionemos, em nossas redes sociais, em nosso círculo de ação, em nossas famílias, no trabalho e na sociedade, enquanto é tempo — antes que seja levantada a bandeira da escuridão substituia do bem no seio do Brasil.

Esteja de que lado estiver, defenda você qualquer ideologia que defender, qualquer partido político ou religião, saiba que você não está fora dessa luta e, se não se posicionar urgentemente, será arrastado pelo caudal das lutas e provações que já se avizinha da gente brasileiraocasionado pela política desumana e sombria dos seres das trevas e de seus representantes políticos no mundo.

Relembrando o pensamento de Edgard Cayce, numa de suas profecias modernas: nenhuma instituição, nenhuma família, ninguém ficará isento de passar pelas lutas e pelas provações coletivas que se abaterão sobre a nação neste momento grave de provas a que serão submetidos o povo brasileiro e o mundo em geral.

Portanto, em nome do bem, em nome da justiça, em nome da ética e da sobrevivência de nossa nação, dos valores morais e das conquistas sociaisem nome de Jesus, que representa a política divina do Reino,convocamos você a se pronunciar, a se mostrar, a mostrar a sua cara e sair do comodismo de sua poltrona;sair às ruas e gritar, falar, divulgar nas redes sociais que nós, os que acreditamos num mundo melhor, não compactuamos com a situação, a posição e as atitudes de franco desequilíbrio espiritual, social, político, tampouco com o desrespeito como vem sendo tratado o povo brasileiro nos últimos tempos.

Precisamos formar um feixe de varas, estar juntos, embora não fundidos, mas,sobretudo, precisamos nos unir no propósito de enfrentar as hostes da maldade instaladas em Brasília e nos bastiões do poder em todo o território brasileiro. A bandeira do bem e da justiça urge ser hasteada, e os bons, os que dizem representar o bem, precisam sair de seu ostracismo e mostrar que realmente representam uma política divina, e não a política humana marcada pela corrupção dos valores e da fé”.

Robson Pinheiro pelo espírito Tancredo Neves, na companhia dos espíritos José do Patrocínio e Getúlio Vargas.

← ANTERIOR

PRÓXIMO →

177 Comentários

  1. Amigos! É preciso termos acima de tudo compaixão para com os irmãos enveredados nos caminhos do descontrole espiritual, precisamos avaliar cada gesto, cada palavra, para não sermos recrutados para os serviços do desequilíbrio, mantendo-nos em prece equilibrando nossos lares e cuidando para que a maledicência não se torne irmã da falta de caridade, não julgar o próximo é o primeiro passo rumo à evolução, cuidemos para que não nos tornemos algozes como querem as entidades menos esclarecidas, cada um tem o direito de trilhar o caminho que escolheu, pois a colheita é inevitável, cad vez que vier um pensamento de julgamento contra o teu irmão faça uma prece, não externando sentimentos menos puros.

  2. Antonio

    Votem no meu neto!

  3. Nelson

    Sou espirita e até onde sei Kardec antes de escrever fazia a mesma pergunta para vários médiuns e espíritos para depois publicar sobre qualquer assunto. A técnica de codificação não se faz apenas com uma fonte. Os médiuns estão sujeitos a fascinação, ninguém quer psicografar mensagens de espíritos desconhecidos. É preciso cuidado.
    Espiritismo é ciência. Usemos a experiência de Kardec como nossa referência. E cuidado, pois vários palestrantes experientes tem entrado nesta de falar de política nas palestras com o mesmo discurso de não falar em partidos, mas de forma subliminar induzir a uma tendência que quase nunca é a melhor para os mais oprimidos e menos favorecidos.
    Por isto prefiro os palestrantes mais simples e menos famosos. O poder do ser estrela e reconhecido corrompe.
    Orai e vigiai!

  4. Caio Hardtke

    Bom… Para começar, parto do idéia que maior parte das pessoas que irão ler esta mensagem são espíritas… Ou seja pertençam a doutrina que ensina a fé raciocinada… Bem vão ler e perceber apontamentos que alguns irmãos já fizeram nos comentários anteriores… O que mais procupa-me é esse discurso de que as forças maléficas… trevosas… Estão controlando o mundo… Bem meus irmãos pertencemos a doutrina espírita… claro que existem espíritos…. irmãos que se favorecem e anseiam pelo mal do próximo… porém Também há os que ajudam e anseiam pelo bem… Só faltou aparecer a figura do diabo nessa psicografia… É típico do ser humano culpar alguem pois ele não é o culpado de nada nunca…. percebe-Se forte apelo político partidário nesse artigo (não psicografia) escrito por esse irmão que deve conhecer bem a lei de retorno que rege o universo… populista… lobos… corruptos… mentirosos… bolsas… migalhas… termos bem parecidos com o discurso do pessoal da direita contra o da esquerda… Bom… Não sou partidário… Sou pelo meu país… Mas tenho certeza se isso foi psicografia… Temos direita e esquerda no plano espiritual também… campanha política e eleições… Bom lendo os clássicos da doutrina espírita vemos bem límpido como funciona o plano espiritual… irmãos usamos nossa racionalidade não apenas na doutrina mas na vida…
    Abraço a todos e muita força e luz para esse país amado…

  5. Até no mundo dos espíritos existem aqueles que não perdem à oportunidade de aparecer. É como já dizia Hermes Trismesgisto, “assim como é em baixo é em cima” ou vive versa…

  6. Viviane

    Tadinho dos políticos… Eles são apenas maionetes dos espíritos trevosos kkkk… Esse Robson Pinheiro só escreve é fala abobrinha usando celebridades espirituais para se aparecer através de suas psicografias inventadas… Vai ver é psicotico… Oremos por ele…

  7. SÔNIA

    CADÊ AS ASSINATURAS ? QUE MENTIRA,, QUE LOROTA BOA…. QUE MENTIRA, QUE LOROTA BOAAAAAA……

  8. CELIA CECILIA MILANI

    O texto dever ser da psicografia de Hitler. Muitos estão a enganar o povo. Não acredito numa palavra sequer do que está escrito.

  9. sergio

    olá! com todo carinho, pergunto ao irmão se pôde precaver-se da possibilidade de estar em contato com espíritos mistificadores; no trecho final “Precisamos formar um feixe de varas, estar juntos, embora não fundidos” vê-se um enunciado que faz uso de imagem ícone do fascismo… o ‘fasce’. não creio que Tancredo seria tão incauto.

  10. Adalberto Miranda

    Jorge Erasmo Dos Santos. Politica e Religião, desde sempre caminham juntas, só não vê e não aceita quem não quer. Não vejo animismo e não vejo também a citação de nenhum partido politico na mensagem de Tancredo Neves. A espiritualidade é muito presente nesta questão, que até tenho conhecimento de uma mensagem de um Mentor da FEB, de que só vai haver uma mudança de comportamento dos nossos políticos à partir de 2025, ou seja, já estaríamos nesse período entrando no segundo mandato do Bolsonaro se DEUS quiser. Espero que o Emmanuel que já esta encarnado aqui em São Paulo, esteja atuando também. Eu vejo São Tomés, na maioria dos comentários. E vejo também, muitos comentários de esquerdistas melindrados!!! Fiquem todos na Santa Paz do MESTRE JESUS CRISTO!!!

    • Alexandre Canelo

      Defender um expoente de torturas e outras bobagens do moribundo pensamento nazi-fascista não é ser espírita

      • Tem razão! Bolsonaro é um ignaro que faz apologia da Ditadura, da Tortura e da Sonegação. Bolsonaro é um FALSO CRISTÃO! Não é possível viver o EVANGELHO e apoiar Bolsonaro.

  11. Guilherme Dias

    Prefiro aderir ao que fala no ESE pelo espirito Erasto:”Melhor não aceitar 10 verdades a aceitar uma única mentira”. Simples assim, se tem duvida abstenha.Agir com caridade não julgar principalmente.São irmãos em desalinho espiritual como nós mesmo.

  12. Gaspar

    Só falta falar que a carta veio via correios registrada com AR e o selo do senado federal. Faltou dizer que o numero da sorte dos brasileiros é 45 e o neto é vítima de falsas acusações. Como disse um colega aí esse velho sempre viveu a sombra de governos, nunca fez nada, alguém pode citar um projeto deste parasita. Foi ministro governador sei lá mais o que e fizeram virar herói ao noticiar que morreu em 21 de abril mas ja tava morto há muito tempo. O escritor está equivocado devia pedir identidade pros espíritos pra não passar por tanta vergonha.

  13. IVÂNIO LIMA MARTINS

    Os adeptos da Doutrina Espírita sabem que, JAMAIS haveria comunicação espiritual desse tipo, com um claro viés político… (copiando o que já foi escrito)
    Essa carta é FALSA… E digo mais… Getúlio Vargas se suicidou e por isso necessitou de nova experiência na carne…
    Aliás ele já está reencarnado!
    Na verdade, o médium e escritor Robson Pinheiro deve estar passando por uma obsessão preocupante.
    O estrelismo favorece isso….
    Uma pena!
    José do Patrocínio junto com Getúlio Vargas, trazendo Tancredo Neves para psicografar é demais para minha parca inteligência…
    Atitudes como essa é que levam a Doutrina Espirita ao descrédito…
    Comunicação séria é outra coisa!
    Essa “comunicação” é falsa… Totalmente falsa!!! Não pertence ao meio espírita.

  14. José Roberto da Silva

    A obra escrita de Robson Pinheiro não deixa dúvida, ele não é Espírita é espírito que se propõe a carreira como ator e usa a doutrina Espírita como esteio para suas maléficas divagações, deixando-nos estupefatos com palavras dignas de repúdio tal é o conteúdo político partidário que o texto enseja, oremos por ele.

  15. sergiodam

    Ah, fala sério…

  16. andre luiz alberto moore

    só quem não sabe o q é ser um médium pode querer ofender um médium. Não importa o que ele tenha escrito se verdadeiro ou falso anímico ou mediúnico a vontade dele foi de ajudar com um escrito que julgou ser útil de acordo com as capacidades de análise que possui. A culpa em publicar não é só dele ele ( o médium ) q deixa claro q pediu ajuda. Sabemos nós q não podemos julgar principalmente com por ofensas quem quer q seja. A única coisa q eu como médium posso dizer aos outros médiuns e principalmente a Robson é q não faça psicografias sem a companhia de uma reunião de irmãos interessados em lhe ajudar a obter o melhor q a espiritualidade pode lhe oferecer mesmo q a emoção que os espíritos lhe ofereçam tenham a poesia mais bela o apelo mais necessário Faça assim e se não conseguir peça ajuda a outros médiuns de outras casas espíritas frequente outras casas espíritas converse faça irradiações aos seus irmãos desencarnados que lhe acompanham Leia sobre Chico, Divaldo Ivone Pereira; etc para proteger seu discernimento. Não vou querer julga-lo ou dar receitas para nada, a missão é sua cabe vc ter a alegria e a felicidade de ver seus esforços coroados principalmente por seu suor

    • thais villa verde

      André…..que bonita a sua generosidade. Sem dúvida um comentário que só acrescenta e digno sim de um espírita de coração – de valores e sentimentos elevados. destaca-se pela grandeza de alma.

  17. Espero que a mensagem seja uma farsa, como aliás parece óbvio. Por que do contrário, o Tancredo que já não merecia confiança quando vivo, continua assim depois de morto.

  18. Luizlacerda

    Kkkkk. Chega a ser engraçado, amigo e irmão, Robson nunca gozou de nenhuma credibilidade junto aos estudiosos da Doutrina Espirita. Portanto nada demais nas asneiras que ele escreveu.
    Tancredo Neves, não foi nem é um Espírito evoluído, basta vê as alianças que construiu para chegar ao governo, Getúlio, suicida, sem condições de avaliar nem os próprio atos .
    Carta tendenciosa, só resta saber se de Robson ou de Tancredo. O Pt tirou 40 milhões de pessoas da pobreza, poderia ter construído aeroporto para facilitar o tráfego de drogas, mas optou por Políticas Públicas que beneficia os pobres:PRONAF, Garantia Safra, PNHR, PAA, Pnae, várias faculdade e universidades para pobres estudarem.
    Sou Espírita, Sou PT

  19. Ler alguns comentários , entendo o porque do Brasil nesta situação caótica, governado por bandidos , o povo sofrendo as consequências sem saúde, educação, segurança, enfim um Brasil ao Deus dará , Concordo que de acordo com alguns comentários estas pessoas não deve ter nenhum conhecimento, esclarecimento, não lê jornal, não houve rádio, tv, etc.etc. ALIENADO É O TERMO EXATO. ACORDA BRASIL. de entendimento a estas cabeças parasitadas.

  20. Acho que os fundamentos de Deus, esta basado no “Amor”, humildade, caridade e compaixão, aonde forma os segredos da Trindade.
    Uma psicografia sobre a politica, não procederia, até porque o dai a Cesar o que é de Cesar está nos princípios e nas atitudes que Jesus tomou nos fundamentos em SI.
    E os defendeu sempre, esta atitude do dar o que é justo sobre os impostos!
    Aqui neste plano somos uma caixa fechada de segredos, onde não é permitido ninguém ter acessos dentro das nossas particularidades das vontades e desejos, mas lá com certeza abriremos a caixa destes segredos onde todos vão ter a compreensão dos porquês de cada um, e vai ser normal, porque numa situação quântica tem que existir entendimento nos aprendizados obtidos por todos.
    Aqui estamos alienados uns aos outros, onde se falarmos dos nossos desejos verdadeiramente cria-se ciúmes, invejas magoas porque todos têm um poder possuidor e de acharmos donos uns dos outros, quando na verdade somos uma irmandade na eternidade cósmica.
    Por tanto, o mundo esta fazendo a historia com a dependência de cada um de nos, independentemente do certo ou do errado nos livres arbítrios.
    Uma psicografia, não pode ser uma brincadeira de adivinhos ou concelhos, seja la qual for, mas sim um conforto pessoal dos necessitados e carentes, permitido por Deus, somente!

  21. tatiana

    Essa psicografia me parece uma campanha anti PT…..espíritos evoluídos não falariam mal de qualquer pessoa, independente do que essa pessoa tenha feito

  22. Nossa, quanta pretensão, aff

  23. SEBASTIÃO MOREIRA DE BARROS

    O TANCREDO ( CREDO ! ) SURGIIU MONTADO NUMA MULA PRETA SEM CABÊÇA, COM UMA ESTRÊLA NA TESTA !

  24. Sou Kardecista e como tal tenho apenas duas perguntas a esse embusteiro:
    – depois de séculos José do Patrocínio ainda não reencarnou?
    -Getulio Vargas já evoluiu e deixou o vale dos suicidas?

    • Concordo com você e com suas questões e por isso lanço uma dúvida apenas: Será que Getúlio realmente se suicidou?

  25. Olha Robson Pinheiros, se você é medium e realmente se prestou a esse serviço se prepara. Você sabe como as coisas funcionam no mundo espiritual e só por este ato totalmente inconsequente “tua cruz” vai ser muito pesada….

  26. Marcão o que ta acontecendo com seu amigo, hem!!!!!!

  27. Chrystophe

    Eu to relendo pra encontrar onde fala de partido, candidato ou presidência. Li sobre os bons resolverem fazer algo que salve a nossa nação. A mensagem só apela para que despertemos a consciência coletiva. Abandonar as divergências em nome da nossa pátria é importante nesse momento… vamos abandonar as criticas só um pouco, e nos preocuparmos com o que temos feito para mudar essa catástrofe. somos mais de 208 milhões de brasileiros, Eu e Você somos a unidade desses MILHÕES. Vamos tirar a ética, educação, respeito e se humanizar um pouco pelo bem do nosso Brasil.

    • Releia mais vezes que você vai encontrar! E olha que não esta nem nas entrelinhas…. só algumas dicas: Aécio Neves é neto de Tancredo Neves. A carta é contra o governo atual, que ganhou as eleições de Aécio Neves. Vai neste caminho….

      • Tbm acho muito suspeito, fala só do governo atual, nunca um mal tao grande teria se instalada em tao pouco tempo. Muito suspeito.

      • Bruna Med

        Acho que não lei a carta na íntegra. só aquilo que você julgou correto.
        Ele diz que:
        “não se apresenta alguém que reúna condições genuínas e plenas de representar a nação e o povo brasileiro fazendo frente a esta marca da corrupção que avassala desde Brasília até a base mesma da sociedade ”

        Vou explicar, pra você. Ele diz que hoje, NENHUM POLÍTICO é capaz de governar o País com honestidade e no seguir do texto, diz que a melhor arma, é a oração, para que os espíritos que estão influenciando nossos governantes e empresários, possam ser retirados.

        Vamos ler com imparcialidade política, minha gente.

    • Patrícia

      Isso mesmo chrystophe.

    • cleunice orlandi

      Sou da sua opinião, Chrystophe.

  28. Espírito de luz nunca escreveria dessa forma.Se fosse Tancredo estaria orientando Aécio a ser honesto

  29. Ele disse o óbvio, da para ser ver que pelo andar da carruagem o Brasil está a caminho de uma guerra civil, agora todo mundo que está criticando isto tb é óbvio, são militantes esquerdistas pensando pegar um pouco deste dinheiro que está sobrando aí nos partidos deles.

  30. john

    Esse cara não passa de um farsante, se não recebeu algum dinheiro dos tucanos, só tem outra hipótese, ele que se promover no calor da ocasião.

  31. Ricardo William Borges

    Ricardo William…
    Por favor caros amigos e amigas, não fiquem ofendidos com eles, nem comigo, o recado apesar de verdadeiro é simples: deixemos de ser hipócritas, vamos parar de nos enganar e nos filiar a todos os partidos políticos. Ou então nos levantemos e enxotemos quem não nos representa no nosso Congresso, tomemos de volta esta Nação que é nossa. Sim, o parlamento é um teatro e eles são só atores, mas a peça é nossa, a direção é nossa e, sobretudo quem deve escrever o roteiro a partir de hoje somos nós, juntos. Eles que continuem atuando, mas para nós, os verdadeiros autores da Constituição, e não mais para os seus patrocinadores. Que seja uma encenação, mas de arte, sem comerciais e horário político. Parabéns Robson Pinheiro sou seu fã e leio todos os seus livros…

  32. Hector

    Cada “espiritas de porco” que aparece. Ridículo, Tancredo deve morrer de vergonha do neto parasita que tem, o pior tipinho para servir de exemplo. Alcóolatra, não cumpridor de lei, corrupto, fascista que persegue jornalistas, espancador de mulheres e drogado. Na verdade o médium está em obsessão preocupante. José do Patrocínio ? Patético que este cara teria este tipo de pensamento mesquinho.

  33. José Ribeiro, Sou Kardecista, Mas Robson, da um tempo carta psicografada do Tancredo nessa guerra Dilma / Aécio é demais da conta, só falta ele tirar foto junto do neto mandando um alo pra você….

  34. Maria

    Meu Jesus…a que ponto chegamos! Não era mais fácil tercolocado a legenda????

  35. francisco batelochio

    Para os céticos, que não acreditam ou creem em absolutamente nada, abram vossos pensamentos. Os que se dizem seguidores deste ou daquele pensamento religioso, deveriam refletir somente alguns instantes e pensarem no que existe entre o céu e a Terra, e em todo o Universo. Se a Ordem que existe na Natureza – e não esqueçam que fazemos parte da Natureza – seria possível sem a ajuda de Entidades de Grande Luminosidade, autorizadas por Nosso Senhor Jesus, para vir nos comunicar algo que simplesmente esquecemos, o progresso, a evolução que queremos. A luta entre o Bem e ,as forças das trevas. Estas somente existem porque os partidários do Bem são tímidos, preferindo se abster – dentro de seus templos – a expressar o Bem.
    Ficar rezando e pedindo milagres não resolve nada, é imprescindível a quem se propugna ao Bem e não concorda com a situação socio/economica/política manifestem o seu descontentamento. A sua indignação de trabalharmos tanto, pagarmos impostos extorsivos e não termos nada em troca.
    Não estamos na era da informática, internet, celular, etc., e usamos pra quê essas ferramentas????
    E somente uma observação a mais: EDUCAÇÃO é em casa que recebemos – como um conjunto de hábitos. A escola, de qualquer matiz, nos oferece instrução

  36. ALGC

    ROBSON, não se preocupe com os comentários, os que dizem ser espiritas estão cegos no que é pior, basta tirar as vendas e ver o que esta acontecendo no mundo,,, Muito profundo o texto. Parabéns.. Assinado:ALGC

  37. ana maria lameira

    como vc tem coragem de publicar algo tão mesquinho, sou kardecista jamais um espirito de LUZ, poderia trazer uma mensagem dessas. Me parece que só falta me dizer que devo voltar em um determinado candidato. Devemos sim orar e pedir pelo NOSSO País assim como NOSSO Planeta para sejam iluminados e possamos nos melhorar moralmente cada um de seus habitantes para o Progresso Geral. Pedir, orar, agradecer, eis o que precisamos fazer. Por favor não blasfeme. Conhecendo um pouco da doutrina percebemos claramente qual o intuito. Que o Senhor Nosso Pai tenha micericordia sua.

    • Cícero

      “Pedir, orar, agradecer, eis o que precisamos fazer” não vai impedir que essa quadrilha de políticos corruptos que estão ai depenem ainda mais o País e que o povo brasileiro pague pela incompetência, desmandos e projeto de poder jamais vistos. Político ladrão adora uma sociedade contemplativa que só ora, pede e agradece. Se é mensagem de Tancredo ou não pra mim pouco importa, o importante é a verdade que existe em suas linhas. Alienados apolíticos esse é sonho de muitos que estão ai. Quem defende esse partido imundo que está ai no topo ou faz parte dele ou ganha pra isso.

      • A Ana Maria esta certa. A carta não tem nada de luz. Toda doutrina espiritual serve para o desenvolvimento do ser humano e nunca a serviço de um momento particular da política ou seja lá o que for. Onde estavam as cartas assim quando o Brasil tinha inflação de 80%? Onde estavam as cartas assim quando a taxa de mortalidade infantil, desnutrição, fome eram exorbitantes?? Essa carta é oportunista e presta um desserviço ao desenvolvimento das pessoas do Brasil e do mundo. Criar o ódio, fomentar a luta em nome seja lá do que for é uma força nefasta que com certeza não levará ninguém a melhorar o país.

    • Pela grosseria ou pela exatidão e beleza do trabalho, se reconhece o grau de inteligência de quem executou a obra. O que importa é a mensagem que pede exatamente que não façamos o que vc quer fazer. Ser raivoso. Não. Temos que ser maior que isto. Temos que olhar o Brasil e não a si próprio.

  38. celia

    Robson, meu irmão! Que decepção! Psicografia completamente tendenciosa! A que ponto chegamos. Um espírito de ex presidente pedindo para por mais lenha na fogueira! Que texto pessimista. Só faltou dizer: percam as esperanças de vez! O bem não triunfará!
    Texto totalmente contrario o que nos ensina a Doutrina Espirita e o que nos ensinou o mais sábio, bondoso e amoroso médium de todos os tempos: Chico Xavier!

  39. Alessandra

    Tenho dúvidas… Se esse rapaz escreveu mesmo isso pois até hoje gostava de seus livros. E se escreveu, então vou deixar de lê lo. Pois está gravemente obsidiado. Achando q recebeu uma comunicação idônea.

  40. Charles Martins

    Nem durante a Segunda Guerra Mundial houve manifestação è respeito de políticas por parte do mundo espiritual. Chega a ser VERGONHOSA a forma como a política brasileira se desenrola. Tanto da situação quanto da oposição ao governo, e utilizar-se comunidade espírita, até então completamente fora de envolvimento com política, para tentar sustentar uma idéia, ou colocar nossa comunidade a favor desse ou daquele partido.

  41. Adeptos da doutrina espírita sabem que JAMAIS haveria comunicação desse tipo, com viés político.

  42. Eldo Fernando Gomes de Castro

    Para mim, Tancredo nem escreveu nem escreverá nada neste sentido. Acho que ele está num plano muito superior disto que li ontem.

  43. O nosso querido Chico, certa vez nos disse que estava cansado de ver varios politicos Brasileiros no UMBRAL por não terem cumprido com aquilo que propuseram ao reencarnar.
    Agora vem um Zé MANÉ, TRAVESTIDO DE MÉDIUM ?????? A SERVIÇO DE QUEM ESTE FALSO MÉDIUM ESTÁ? Basta conhecer um pouco da biografia de Tancredo,para ver que na mensagem não tem um só pensamento do Tancredo. MÉDIUM DE ARAQUE O UMBRAL TE ESPERA.SE Vc.não tem mais o que fazer va fazer companhia ao TANCREDO QUE SEMPRE VIVEU NA SOMBRA DO PODER SEJA ELE QUAL FOR .

  44. Laudemir de Almeida Thomaz

    A muito o povo Brasileiro vem sendo alertado a respeito do que ia passar e nossos irmãos espirituais nos orientam a orar acredito em tudo que ai esta. Laudemir

  45. Simone

    Tancredo Neves quando encarnado era um espírito evoluido, católico e falava nos seus discursos em esperança e democracia. Agora desencantado tem um texto pobre onde não se respeita a democracia, um tirano onde solkcita que o médium se levante imediatamente para atende-lo. Espiritos evoluídos não solicita se manifestar nas redes sociais, mas sim em amor e caridade.

  46. KKKKk só falva essa mesmo. PQP, esses bandidos estão usando até quem já morre. Isso é falcidade ideológica no além. kkkkkkk só otários pra acreditar nesse grande mentiroso. VAI ENGANAR A VOVOZINHA.

  47. ULISSES CESAR

    E muita picaretagem. jamais um médium sério envolveria em assuntos políticos. O espiritismo e apolítico não ha partido. Ele divulga a reforma intima. Esses a´são embusteiros…

  48. cleber

    Chico Xavier jamais se pronunciou sobre políticos ou partido, Jesus cristo não jugou os reis e sim, mostrou caminhos para paz.
    Falar da doutrina espirita tão respeitada é um abis surdo, porque é sugere progresso moral e espiritual ma, o livre arbítrio é do médium.
    No mais,Robson pinheiro, Allan Kardec sugere a caridade como único meio de salvação, procura então praticar esta atividade tão abandonada por bons médium.
    Hoje vários hospitais, asilos, cracolândia e pessoas desabrigados precisando de auxilio!

  49. vergonhoso! como se não bastasse os ” evangelicos”! e suas seitas fazerem da fé politicagem eis que vem um “MEDIUM” fazer pior…só é muito estranho que Tancredo não tenha vindo para denunciar a PRIVATARIA TUCANA e resolveu se pronunciar justo agora quando seu neto pretende desde outubro quando PERDEU a eleição tomar o pode a qualquer custo…ARGHHHHHHHHHHH

    • Maria rosangela da Silva

      O desespero da tucanada está grande mesmo, usar de carta espiritual…..não tem nem o que comentar de uma merda dessas. Picaretagem pura e desespero pelo poder e nada mais. Se fosse isso verdade, porque uma pessoa comum que tenha morrido não mandou essa carta, tinham que usar nome de políticos mortos……por favor, não brinquem de Deus, pois jamais o serão, Safados!!

    • MARISTELA AVILA FRANCA

      O poder foi roubado por esses bandidos. Mas, creio que tudo virá à tona. E pagarão nas celas por isso.

    • Paulo

      Esse Robson é um fake de espírita. Ele nem deveria se considerar espírita.

  50. Paulo Seibel

    O texto pode ser de qualquer espírito (encarnado ou desencarnado) mas certamente não o é da autoria daquele que outrora viveu entre nós na personagem de Tancredo Neves.

    Ao leitor atento perceberá de imediato que o texto ataca, sim, o tempo inteiro o Governo atual que está no comando do Brasil. E faz um apelo, de forma capciosa, as pessoas para agirem contra o mesmo. É um texto tendencioso que procura usar o nome do personagem histórico para ganhar credibilidade dos desatentos leitores.

    Apenas eu uma coisa o texto está correto: estamos vivendo uma guerra espiritual, não apenas no Brasil, mas a nível de planeta Terra, onde nossos irmãos espirituais que não aceitam o chamado da luz usam de todos os meios para manter-se no domínio das mentes e dos corações dos seres humanos.

    Estamos vivendo uma era de transformações espirituais, ideológicas, e essa mudança continuará pelos próximos 250 anos. As novas gerações que estão chegando se encarregaram de trazer as mudanças que tantas sonhamos: a união entre povos; o fim das guerras; da exploração do ser humano pelo ser humano; da ganância pelo poder e pelo dinheiro.

    Parem e observem com atenção quem são os que defendem com unhas e dentes a primazia do Capital sobre a dignidade humana; da violência e da força como meio de coerção social sobre o diálogo, a fraternidade, a ajuda e a compreensão mutua e vocês entenderam quem está ao lado da luz e que está ao lado das trevas.

  51. Juca Barbosa

    A Doutrina Espírita não se pronuncia politicamente, mas todo médium tem a responsabilidade de participar politicamente… o Robson é um médium sério, e todo o espírito que desencarna continua agindo com sempre foi… como agiria o Tancredo se estivesse conosco? Não julge, apenas use a fé raciocinada, tire o melhor proveito… se houver misticismo, o problema será de quem assim efetua… paz a todos…

  52. Não sou defensor do neto, mas que ditou foi o avô. Está tão claro. Como não enxergam? Protestar pacificamente foi o que pediu. apenas isto. Não incitou ninguém a nada. Abram os olhos.

    • Tezinho

      Por acaso você é de M G??Porquê ainda não vi mineiro defender o playboi mimado!!

    • André Machado

      Prezado amigo! Tancredo e Aécio são espíritos antagônicos! Somente o parentesco terreno os aproxima! Não se percebe nenhuma gota da generosidade ou do patriotismo do primeiro no segundo! Sejamos coerentes…

  53. respeito à democracia já não existe à muito tempo, precisamos sim ir à luta, pois não é de cabeça baixa, humilhados q venceremos a guerra contra a corrupção. Sim existe uma guerra do bem e o mal, é só observarmos os acontecimentos terriveis que acontecem à nossa volta,
    Alguém diz;”eu rezo todos os dias…” mas, não basta que recitamos preces decoradas,e, sim estejamos em comunhão com nosso Deus…Vigiemos…pois “coisas” estão acontecendo enquanto se discute se um irmão disse ou não disse a verdade…Olhemos para as nossas atitudes, cuidemos uns dos outros, Somos todos filhos do mesmo Pai, …Pai este que nos deu o livre arbítrio, portanto somos responsáveis pelo que fazemos ou falamos, não dá para ficarmos julgando nossos irmãos quando praticamos tantas falhas…Uma coisa é certa voltemos nossos olhos para o céu,reconciliemos com Deus, pois tudo que está acontecendo é de responsabilidade nossa.

  54. Márcio

    Charlatão

  55. REVOLTADO

    Todos os Brasileiros, deveriam fazer um envagelho, pedindo força ao exercito espiritual dos benfeitores do Bem, que proteja o nosso país desses espiritos inferiores e infelizes, e levem eles para serem doutrinados, cada brasileiro deveria fazer isso, independente de ser espírita, catolico, envangelico, etc…….

  56. REVOLTADO

    para que o médium e a Federação Espírita ia inventar tudo isso ?

  57. Carol

    Lamentável !!! O Tancredo Neves … Homem sério… respeitável…!!! Acredito que essa mensagem é somente uma maneira de ”vomitar” ( desculpem a expressão )…. a ira que o povo Brasileiro, impotente, a incompetência dos políticos, está submetido, atrela-se a uma coisa séria que é o Espiritismo para expor uma opinião, sabida pela maioria de nós que é verdadeira, porém difícil de ser mudada, para tentar fazer o povo acordar, usando o nome do Honroso Tancredo Neves e o Espiritismo .. ( não creio que seja verídica).

  58. Osman Andrade

    Na internet qualquer um escreve o que quer, está ai o maior exemplo.

    • Ismael Pousa Corrêa de Paiva

      é o fim do mundo, tem dinheiro atrás disso.

  59. Ismael Pousa Corrêa de Paiva

    Um charlatão agindo em nome de um grupo politico, a espiritualidade não interfere na evolução que nós mesmos devemos galgar. Estamos aqui para evoluir com nossas próprias ações, não a mando de um politico morto, que mesmo vivo nunca se importou com os menos favorecidos.

  60. Kleylson

    Tenho pena de um Médium que coloca uma Psicografia sem um conteúdo verdadeiro de um irmão que teve uma grande História em nosso País, a mentira começo na que foi colocado o nome de ser já encarnado em nossa Nação outra vez para fazer um grande trabalho.
    Mas como espírita e estudioso da causa, desejo e peço a Federação Mineira e Brasileira que der uma resposta a essa carta e a essa cidadão que pode estar passando por uma obsessão e assim os irmão sem esclarecimentos utilizando de suas faculdades mediúnicas.

    Abraços e fiquem todos com Deus!

  61. Rodrigo

    MUITA GENTE AQUI COMEÇOU LENDO O TEXTO JÁ DESCONFIANDO DE ALGUMAS COISAS, ENTÃO APOSTO QUE MAL TERMINOU DE LER E POSTOU UM COMENTÁRIO METENDO O PAU. JÁ COMEÇOU ERRADO. BOM MEU PENSAMENTO ERA POSITIVO NO MOMENTO QUE LI, PENSEI QUE ERA ALGO BOM, LI UMA MENSAGEM COM O PROPÓSITO DE TIRAR ALGO DE BOM DELA. SIMPLESMENTE CONSEGUI. MESMO APÓS LER UM TEXTO QUE PODE SER FALSO, DE UM ESPÍRITO BRINCALHÃO, ALGO PARECIDO COMO DIZEM OS MAIORES ESTUDADOS DO ASSUNTO, E AINDA ACRESCENTO QUE MINHA MÃE PSICOGRAFA HÁ ANOS E ELA NÃO PRECISA RECEBER UM ESPÍRITO NO CORPO DELA PRA ESCREVER ALGO, ELA VÊ E DESCREVE O QUE SENTE OU O QUE OUVE. MAS SENDO ASSIM, DIGO QUE CADA UM TIRA DE UMA MENSAGEM O QUE TEM NO CORAÇÃO. QUEM FALOU MAL É PORQUE JA FOI COM A INTENÇÃO AO LER. ESPERO QUE A NAÇÃO SEJA LIBERTADA SIM DESTA NUVEM E DESTA FORÇA DO MAL QUE SE ESTENDE NA POLÍTICA. E QUE O BEM SEMPRE ESTEJA ACIMA DE TUDO EM TODAS AS QUESTÕES. “Para acrescentar ainda lembro a todos que estão sendo influenciados nas suas idéias, e aos que são espíritas, se lembrem que são os mais influenciados a dúvidas e a descrença por serem alvo de obsessão, preste atenção nas suas ações e vigiem seus atos, ninguém é dono da verdade, muito menos eu, mas espero ao menos continuar pensando positivo em relação a assuntos como este”. EM NOME DE JESUS E DE DEUS QUE O PLANETA E NÓS HUMILDES HUMANOS SEJAMOS LIMPOS DESTAS MÁS INFLUÊNCIAS.

    • Mônica

      Concordo.Precisamos estar alerta. Sempre com Deus e Jesus em nossos coraçôes. Mensagem que aplica o bem.

  62. Roberto Nunes de Souza

    O que eu acho interessante é a cegueira das pessoas em achar que esse governo é a melhor coisa do mundo, que tudo estar as mil maravilhas e esquece que estamos vivendo mais do que nunca a realidade da banca rota e ainda achar que tudo isso que ai estar é lindo, belo e maravilhoso. A coitada da Dilma pegou foi uma pomba sem asa, o nosso pais já a muito que não cresce. Por onde anda os PACs. o único resultado prático esta ai. Os nossos poderes vivem a serviço do capitalismo ou, vocês acham que essas pessoas vão permanecer atrás das grades. A realidade é que nos rincões dessa nação a educação, saúde e segurança é uma lástima e quem mais desrespeita esse povo é o legislativo mas esse próprio povo na sua maioria não tem uma formação para enxergar e como poderia se nos falta conhecimento, que só se adquire através da boa educação e não de programas sociais duvidosos e assim colocando em prática mais do que nunca a teoria do porco espinho.

  63. Adm.José Neto

    Eu não quero saber se escreveu ou não Tancredo Neves (psicografia). O nosso Brasil vive um momento delicado e só orações não resolve. O povo precisa agir e os culpados tem que ser punidos pelas leis dos homens,pois no contexto divino ou espírita vão pagar.

  64. Thais

    O meu medo eh de pessoas acreditarem em um texto que so prega a sombra e a politica. Espero q esse medium tenha feito com animismo…pois eh dificil acreditar que uma pessoa espirita com estudo escreva algo como isto e publique.
    Bezerra de Menezes esta enviando a varios centros pelo Brasil exatamente o contrario desta mensagem..dizendo para nos espiritas nao nos deixarmos cair pelo pessimismo..que acreditemos na melhora e que tenhamos fe.
    E lembrando uma passagem do evangelho..”Nao faca comercio da mediunidade”

    • Rodrigo

      Eu acho que vc não leu direito ou leu de olhos vendados… exatamente mostrando como está o cenário político brasileiro e do resto do mundo, que anda em péssimas condições por questão de uma força negativa. Mas pedindo que nós ao menos pessoas que querem o bem da nação, de irmos a luta com palavras e pensamentos positivos. Não brigando contra os que estão, mas tentando abrir os olhos dos mesmos e dos demais irmãos da nação. Precisamos conscientizar as pessoas que pensem ao menos positivo, e faça orações para que estes governantes e pessoas influenciadas pelo mal, que sejam libertadas. Presta atenção no texto que está dizendo a mesma coisa que vc disse das mensagens que chegaram de Bezerra de Menezes. Neste mesmo trecho já diz isto: “Nosso convite é para orarmos, juntarmos nossas energias e possibilidades espirituais, e não somente vibrações, para que nos pronunciemos cada vez mais. Que tenhamos a coragem de sair de nossos lares, de ir às ruas, de nos manifestar pelo bem e pelo direito, pela vitória da ética e da dignidade. E não falo aqui a favor ou contra partidos políticos, mas a favor do bem, da justiça e das conquistas de nossa nação. “

  65. graziele

    Meu Deus… é a primeira vez, juro, em 15 anos de leitura espírita, que leio algo tão despropositado vindo de alguém que já desencarnou. Não prega a caridade, não faz com que voltemos os olhos para nossa própria participação nos problemas, não pede para que ANTES DE CULPAR ALGUÉM, NO CASO, OS GOVERNANTES, QUE ANALISEMOS NOSSA PRÓPRIA CONDUTA com os irmãos de jornada, enfim…. ir às ruas, postar nas redes sociais??! fico triste de ver a doutrina ser interpretada/manipulada desta forma. Sou mineira, espírita e não sou petista, apenas para constar. Não defendo o governo, sei da proporção enorme da corrupção que assola este país, mas não, este não pode ser um texto enviado por Tancredo Neves. Me desculpem mas não faz sentido.

    • Maria rosangela da Silva

      Concordo contigo @Graziele, oremos!!

  66. Elton

    Orar pela nação estou junto, ir para as ruas e pedir o desrespeito à democracia não? Tenho ética e respeito às regras, mesmo quando não gosto do resultado.
    Com todo respeito se a psicografia é autêntica, eles ao que parece desconhecem que neste País nem migalhas o povo ganhava.

  67. Sandra Cardoso

    Olá irmãos. Um , dos vários motivos que me levaram ao caminho do Espiritismo Kardecista, foi o fato dessa doutrina ser tão esclarecedora. Colocando sentido em tudo. Causa e efeito. Ação e reação. Fico muito triste em perceber (e olha que ainda estou engatinhado nesse aprendizado) , que, como em varias religioes que vemos Brasil afora, essa é uma clara tentativa de manipular nossos irmãos. Temos muitos problemas administrativos, isso está claro. Mas é inaceitável que se use desta doutrina, a qual sinceramente me encontrei, para incitar um levante, com claras intenções partidarias.

  68. Herivelton Silva

    A cada forma de pensar e de agir, nossos pensamentos são infinitos independente do que aconteça, de quem seja, sabemos que o mundo espiritual vem enviando mensagens, para nosso querendo Brasil, Pátria do evangelho, precisamos unir em pensamentos e olhar nos horizontes, esquecer de pensamentos egoístas, orgulhosos e vaidosos, e fixarmos em um conjunto de ideias para um horizonte melhor termos na nossa querida nação.
    A união , o amor, o trabalho no bem é o que fará que mudemos esse quadro de corrupção, e a cada um de nós cabe a fazer a nossa parte e mais um pouco se julgar necessário, seguindo o ensinamento de JESUS.
    Muita paz, amor , alegria a todos, abraços e muita luz.

  69. Revoltado

    Para mim, é uma puscografia a base de cocaína feita pelo Aercio, transando com este espírita !

    • MARISTELA AVILA FRANCA

      Cuidado com o que sai da sua boca. É reflexo daquilo que seu coração está cheio.

  70. INCAR MARQUES C JR

    Olá amigos e irmãos em Cristo. Tbm sou espírita e me desculpe o irmão, suposto autor deste texto “psicografia”, mas eu não acredito que seja uma psicografia. Tá parecendo mais um texto montado pela oposição – PSDB, que estão sedentos por se apossarem do poder, pois no auge de seus orgulhos feridos, das suas arrogâncias e pela derrota nas eleições, não aceitam o atual partido no governo, e muito menos sendo o país governado por vários anos por um simples operário e na sequencia por uma mulher duas vezes. Sem querer julgar ninguém, pois não me cabe e não tenho esse poder, só Deus, mas esses senhores sim, é que me parecem lobos em peles de cordeiro. Em momento algum os vejo preocupados com o povo ou com o país, mas sim em interesses partidários e pessoais. Entendo que o momento não é de dissidências ou de defender interesses partidários ou pessoais, mas sim de união, de defender o melhor para o país e consequentemente para o povo. É um momento difícil, conturbado e complicado , diante de tantos escândalos e falcatruas, onde o povo fica na dúvida em quem acreditar , em quem está no poder, afundado e perdido em escândalos e lutando contra uma oposição ferrenha e feroz, ávida pelo poder e defender seus interesses, ou na própria oposição oportunista que se mostra contra tudo isso e demonstra interesse em defender a nação e os interesses do povo. É realmente muito difícil julgarmos e nos posicionarmos mediante a atual conjuntura. Mas, nos cabe como cristãos orar, emitir bons pensamentos e boas energias, rogando ao mestre Jesus como governador deste planeta que abençoe as mentes e os corações dos nossos governantes e políticos para que eles possam conduzir da melhor forma possível este momento, defendendo realmente os interesses da nação e do povo. Como disse Chico Xavier “TUDO PASSA” e tenho certeza que esse momento ruim vai passar. Fiquem com Deus. Muita luz e paz em nossas vidas, Abçs….

  71. Carlos

    Conforme fui lendo, foi ficando claro para mim que não é texto psicografado, é algo para plantar na mente do leitores uma ideologia. Em diversas partes do texto me deparei com pronunciamente político, e como simpatizante da doutrina espírita fiquei decepcionado em ver a doutrina ser usada para esses fins.
    Mas independente de tudo há algo que preciso concordar. Estamos vivendo a era da intolerância, da individualidade, o sistema politico esta envenenado e isso é transgredido à toda nação que é reflexo do governo. Hoje buscamos sempre o melhor apenas para nós e não importa se o preço é passar por cima de alguem, se fere a ética e regras sociais, o que importa para a atual sociedade é mostrar o que temos, status, poder, interesses que beneficie partidos políticos , empresas privadas, sindicatos..etc…, tudo de forma orquestrada, pois sozinho ninguem faz nada. E para isso, não importa se a nação pague o preço com que quer que seja. E o pior, estamos aceitando. De fato, o momento é delicado, mas reforço meu ceticismo quanto ao texto lido. Por mais que a mensagem tenha teor positivo, usar uma doutrina espírita para divulga-la não é o melhor caminho e poé em risco a credibilidade do espiritismo, além disso é facilmente ignorado pelos ignorantes e intelectuais.
    Embora não concorde com a abordagem do texto em teor religioso, não podemos fechar os olhos para a mensagem.

  72. Carlos Alberto

    Lí a carta como cidadão brasileiro, que se preocupa com a situação da nação. Ela me inflamou os ânimos. Contudo, li também, como espírita. Nessa leitura, vislumbrei uma convocação à anarquia, à revolta. Não há ali um ideal cristão, que sustente ou incentive uma revolução, sim, interior do próprio homem, perante o seu próprio futuro. Nesse sentido, não quero nem intenciono formar qualquer crítica ao médium, que de bom grado, bem ou mal, se deu o trabalho de ‘psicografar’ esta mensagem.
    Mas, invocando as escrituras, ‘testemos se os espíritos são de Deus’. Não é pecado e estamos fazendo uso do livre-arbítrio. O mesmo livre-arbítrio que esses irmãos espirituais usaram ao convocar o médium para esse labor.
    Um dos pontos que mais me estranha não é a mensagem em si, mas a presença do espírito de Getúlio Vargas. Sendo ele um suicida – digo-o não no sentido de estigmatizar, posto que todos tem misericórdia divina garantida perante Deus – penso que está, provavelmente em estágio de preparação para a reencarnação. Em face a isso, considero o comentário do médium d que este espírito, nada falou. Entretanto, porém, Getúlio Vargas, como todo suicida, antes de assumir um papel publico e popular, seja no lado de lá da vida, quanto no lado de cá, não apresenta as condições necessárias para tal, antes de purgar seu ato fugidio à vida. Assim, dessa forma, quem quer que seja, a primeira punição do ser rebelde é a autopunição, ainda que, tenham-se esgotados muitos anos em busca da paz de consciência, tal entidade não está em condições de vir a ser um líder, tanto encarnado, como encarnado. Salvo que por intermédio do Cristo e de outras Entidades de Luz, o amparo nunca falte. Embora se apresente um cenário de comunicação um tanto quanto tosco, a presença das três entidade enseja em si, por si só, mais dúvida do que orientação.
    A despeito da mensagem em sí, Tancredo Neves, como delator de Tirandentes que foi, e purgado em sua ultima reencarnação na nação brasileira, descrito esses fatos em obra literária espírita, de conhecimento de todos, tendo abraçado o cristianismo e, em consequência, a marca do Cristo, jamais encorajaria a luta coletiva. Jamais incitaria o povo à rebeldia, mesmo que sejam atos de legítimo direito. Inflamaria sim, o trabalho árduo da mudança moral e individual de cada ser, embasando as atitudes nos exemplos do Mestre Jesus.
    Embora no horizonte político de nossa nação se vislumbre algo apocalíptico, o leme da nação brasileira ainda está nas mãos do Cristo Jesus, representante legítimo de Deus Criador. E sem a ordem deste, ou com a ordem dele, jamais os Entes das Esferas Superiores podem interferir no nosso livre-arbítrio, ainda mais para conclamar o povo à iniciar seu caminho à ruina e a perdição nas trevas.
    As trevas em si, lançarão mão de todos os recursos de que estão disponíveis para, em nome de uma onda de amor, fincar de fato a pedra fundamental de todo o seu potencial pútrido, que não resistirá ao mínimo vislumbre de um raio de sol esperanço.
    O Cristo de Deus, Mestre Jesus, ainda está no leme da nação brasileira! Que a misericórdia de Deus nos ilumine e dissipe todas as mazelas que as mensagens dúbias nos trazem! Assim seja.

  73. Amilcar Barros

    O que mais me chama a atenção não é carta supostamente psicografada, não tive estômago pra prosseguir com a leitura, mas sim, o comentário feito pelo “médium” Robson Pinheiro, no final de sua apresentação quando ele diz: …….doa a quem doer. Essas não são palavras de um espírita, demonstra insegurança, revolta, e todos os sentimentos mais impuros que possa ter dentro de um coração. Lamentável.

  74. Vejo as pessoas atacarem os partidos. Os partidos não são o problema, mas os integrantes. O ser humano ainda imaturo adora “apontar o dedo” para os maus feitos, mas ainda não temos a maturidade de pensar em alternativas para poder sair dessa situação. Quem critica tem o dever de apresentar idéia melhor daquilo que está criticando. Acho que chegamos no momento de esquecer o discurso velho de só olhar o que está errado, pegar essa mesma energia e instir em ideias novas em projetos novos, feitos para uma nação que já não mais aceita a corrupção.

  75. Ana Paula

    A que ponto chegamos.

  76. leandro

    porque tantos escritos, pq nao fala diretamente e curto? pq nao usa o proprio nome ao inves de usar os dos outros? esta mais para pessoas parada no tempo do que para espirita. Use a propria identidade e nao de terceiros, acho que ja tem idade pra reconhecer seus proprios atos.

  77. Antonio Carlos Formaggio

    Prezado Robson,

    adoro seus livros sobre a evolução planetária, sobre outro lado que existe e que muitos médiuns ignoram, pois estão imersos em preconceitos e visões petrificadas da nossa doutrina que não é estanque, mas sim libertadora.
    Porém, não vejo nada, absolutamente nada de inovador, de profunda reflexão nesta mensagem. Muito pelo contrário, o que vejo é um preconceito direcionado ao Governo Federal ou seja, àqueles que estão tendo justamente o papel árduo, ácido e não recompensador de combater o mal, a corrupção. Como disse nossa Presidenta: ” não ficará pedra sobre pedra” no processo de apuração dos desmandos na Nação.
    É uma falácia, como era comum o populismo de Trancredo, dizer que programas sociais sérios como o Bolsa Família que tirou milhões da pobreza material, de pessoas que não tinham o que comer, das crianças que não podiam ir às escolas porque tinham que trabalhar, se destinam a enganar o povo pobre. Espíritos também têm lado. Getúlio, Tancredo e José do Patrocínio foram aristrocráticos e com certeza não são alguns anos no plano espiritual que os mudariam tanto… Alías, devemos perguntar como espíritas que somos: em que planos estão? Como espírita convicto científica e filosoficamente falando, os lobos estão nos meios de comunicação de massas; nos governos estaduais e na mente daqueles que querem estregar nossas riquezas, como o pré-sal, aos norte-americanos, aos empresários e banqueiros sem escrupulos. Que Deus ilumine sua mente e que você possa nos ajudar, principalmente, a desmascarar um grande político aí das Minas Gerais que está envolvido com drogas, corrupção e outras mazelas.

  78. Cássia Eller

    kkkk….
    Colocar palavra na boca de morto é fácil. Patéticos!

  79. ALBARI WIERTEL

    SEM MENOSPREZAR OU DESRESPEITAR A OPINIÃO OU CRENÇA DE QUEM QUER QUE SEJA, MAS A MINHA HUMILDE OPINIÃO É QUE TODO O ESPÍRITO QUE PERMITE A INVASÃO DE SEU CORPO, QUE É A MORADA E CASA DO SEU PRÓPRIO ESPÍRITO, NÃO PASSA DE UM ESPÍRITO FRACASSADO E INFERIORIZADO, POIS ESTA PERMITINDO QUE UM ESTRANHO INVADA A SUA PRÓPRIA CASA.
    QUANTO A CARTA, SÓ TENHO A DIZER QUE O POVO ESTA MUITO AFASTADO DE DEUS, DOS BONS COSTUMES, DOS VALORES BONS E O QUE É PIOR NÃO CULTIVA E NÃO PROPAGA A FÉ NO DEUS VERDADEIRO, NOSSO CRIADOR, SÓ SE PREOCUPAM COM GANANCIA, PODER E BENS MATERIAIS, SEM PARAR PARA PENSAR QUE DAQUI NADA SE LEVA, A NÃO SER A PAZ, HARMONIA, FELICIDADE, AMIZADE ETC, SE NÃO ORARMOS COM FÉ, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA, ALÉM DE DEUS NÃO NOS OUVIR ELE VIRA AS COSTAS PARA NÓS, POIS ELE JÁ DISSE VIGIAI E ORAI, POIS NINGUÉM SABE A HORA.

  80. antonio geraldo de castro

    O que é lamentável de se ver e que esta pseudo mensagem está cumprindo o seu papel, trazendo dúvidas, acirramento de posições, divisões de toda ordem, enfim aumentando a tensão e irritação do povo brasileiro. É lamentável!

  81. ademir luis dambros

    Lamentavel que esse texto esteja correndo nas redes socias as vesperas de manifestaçoes que serao realizadas dia 16/ 8 . Isso e para inflamar para que o povo saia a rua nesse domingo nada mais como cunho politico. Utilizam de todos os meios ate o espiritual. Nao acredito que pessoas que se dizem cultas , politizadas , e informadas e que tenham um pouco de senso politico se deixem levar por esse texto . A ordem espiritual nao pode estar sendo influenciada pela carnal ou pode.

  82. Júlia Hane

    Pode até não ser uma psicografia, mas em termos do que se disse sobre a política brasileira, só disse verdades.

    • São mentiras, com certeza, esse pseudo médium está usando o nome de um político para pregar a desarmonia dentro da maravilhosa doutrina Espírita, ele o Robson Pinheiro não é Espírita, tudo que ele escreve e fala não coaduna com o Espiritismo, e, que agora acaba de confirmar, certamente ele trabalha para os partidos que querem o pior para o Brasil, propondo o que propõe e finalizando com: “Doa a quem doer”. Sou Espírita e não quero que a minha doutrina seja contaminada por pessoas não confiáveis exploradoras das pessoas incautas.

  83. Andre Luis Souza

    Engracado que ele nao falou do viciado do neto dele. do aeroporto, e tambem nao falou como e eleicao dele foi negociada?….

  84. Francisco J. Leite

    É certo que o momento é grave requerendo a atenção de todos nós, mas acho a carta um tanto tendenciosa, principalmente num momento em que o partido, agora de oposição, prepara um movimento para ir às ruas.
    A fala do tancredo, incitando o povo a ir às ruas é no mínimo inconsequente, porque a mensagem do espírito Bezerra de Menezes, por ocasião de outra passiáta, era exatamente de oração e cautela, dos ânimos exacerbados, que poderia descambar para a violência, causando um cenário, ainda maior de insegurança para o povo e para o Brasil. Se uma mensagem é realmente importante e urgente, os espíritos superiores, realmente comprometidos com a pátria, providenciariam, através de outros médiuns, em vários pontos do brasil e até de outros países, mensagens de teor semelhante. De qualquer forma, esta mensagem serve de teste para os espíritas que realmente estudam, para reconhecer, numa mensagem, vestígios de tudo que é contrário ao amor e a caridade. Oremos sim, mas trabalhemos nas bases, que são nossas crianças, para que formem de futuro, uma sociedade comprometida com valores éticos, morais e espirituais. pois os políticos, assim como todos os profissionais, saem do ceio da sociedade. Deus proteja o nosso Brasil.

  85. Fevigui

    Este é povo brasileiro não sabe filtra as coisas JK também enviou uma mensagem a um tempo atrás pedindo para que o povo se unir por que começamos a ter força quando Tancredo instituiu as diretas já e foi como a união da nação usou se a mesma força com as caras pintadas. É isto que esta sendo pedido. Tenho certeza que todos que estão metendo o pau é um frocha vamos a luta povo brasileiro. Corruptos sempre teve e sempre terá. Precisa fazer uma limpeza urgente e para isto o povo precisa estar unido com fé foco e firmeza. O medium é apenas um canal falho ainda mas que tem muita coragem de por uma mensagem desta na mídia. A maioria dos espíritas e como cães latem mais não mordem gostam se ser hipócritas pensando serem os donos da verdade …. Por que não sair as ruas porque não um espírito pedir. Na última manifestação que tivemos foi registrado muitos políticos desencarnados presente …..
    Saibamos decifrar nas entrelinhas as coisas boas as ruins deixem de lado.
    Tem muitos espíritas que vivem usando pele de cordeiro e na verdade são lobos.

  86. Elied

    Sinceramente, não vejo aqui uma mensagem vinda do mais Alto. Há, realmente, algo tendencioso politicamente. Se o nosso querido Tancredo estivesse encarnado, fosse espírita e dissesse estas palavras, com certeza nos diríamos que ele estava fazendo apologia ao seu neto. Mas creio sim, que está mensagem possa ter vindo de Tancredo Neves, espírito aí da endividado como nos, sem a necessária condição espiritual de orientar e ensinar. Lembremos que os espíritos de luz não são tendenciosos e costumam nos orientar ensinando e não nos insuflando. Vivemos realmente um momento muito delicado no País, o de tem sido gerado muito ódio, principalmente nas Redes Sociais. Uma mensagem como esta não traz nenhum benefício, pois não fala de amor e tolerância, compaixão e transformação interior. Por princípio a Doutrina Espírita orienta que só “O amor cobre a multidão de pecados”.

  87. Cerlene Machado

    Concordo com a maioria dos comentários nesse sentido, porque tenho plena convicção de que irmãos iluminados não se prestariam a “escrever” algo tão panfletário, instigando os cristãos a uma tomada de posição contrária a política governamental do país. Conclamando o povo a “sair as ruas”, uma declaração à tomada do poder, à intervenção para salvar o país das hostes que se apoderaram da política brasileira, …, falam até das políticas afirmativas (bolsas).
    Essa mensagem não apresenta características que autorize ver a autoria de um espírito do bem e, com certeza, não fala em nome de Jesus Cristo. Menos ainda quer o “melhor” para o povo brasileiro.
    Espíritos amigos inspiram o amor, a paz, o respeito, a benevolência, a caridade, a paciência, …, falam fazer aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós.
    Creio que devemos ter prudência antes de divulgar uma mensagem, assim ensinam as obras.
    Cerlene

  88. ANTONIO SOARES DA SILVA

    OLÁ MEUS IRMÃO: DEVEMOS NOS UNIR PARA CONSEGUIRMOS NOSSOS OBJETIVOS ,POIS NÃO ADIANTA REIVINDICAR UMA COISA SE NÃO FORMOS À LUTA PORQUE ESSA CAUSA É NOSSA MAS ACONTECE QUE OS NOSSOS REPRESENTANTES ESTÃO VENDO QUE NOS ACOMODÁMOS E RESOLVERAM FAZER A PARTE DELES OU SEJA DIVIDIR O QUE É NOSSO PARA OS DEVIDOS BOLSOS E ISSO NÃO ESTÁ CERTO POIS ISSO PRECISA MUDAR PARA O NOSSO PAÍS PODER PROGREDIR POIS NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS ASSISTINDO A UM ESPETÁCULO TÃO MESQUINHO E ISSO FAZ MUITOS BRASILEIROS A ABANDONAREM AS CAUSAS E ISSO FAZ O BRASIL SE MERGULHAR NUM VALE DE TREVAS E NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DE QUE EXISTE ATÉ IRMÃOS DE LUZ QUERENDO NOS AJUDAR ,MAS,PARA ISSO PRECISAMOS TOMAR UMA DOSE DE CORAGEM DE CORAGEM PARA TOMARMOS CORAGEM PARA REIVINDICARMOS NOSSAS CAUSAS E FAZERMOS OS POLÍTICOS ENTENDEREM QUE ‘NOS REPRESENTAR NÃO SIGNIFICA APROVEITAR SE NOSSA BOA FÉ’ E ISSO PARA MIM É O QUE CHAMO DE: “LADRÕES DA BOA FÉ” E NÃO DEVEMOS PRINCIPALMENTE QUE DEIXEMOS QUE ELES CONTINUEM A PUXAR NOSSOS TAPETES.

  89. Eu também achei tendenciosa, acredito plenamente que estamos vivendo um momento sem precedentes na história do Brasil, mas não enxergo quem será o Salvador desta pátria. O melhor mesmo é orara e pedir a espiritualidade maior, aos espíritos protetores de nossa nação, sim eles existem! Nós é que não estamos sabendo ouvi-los! Vamos pedir que eles nos ampare nos oriente e nos mostre o melhor caminho. Eu acredito que dias melhores virão, vamos orar, esta é a melhor sugestão da carta , seja lá quem escreveu, com seja lá qual a intenção! Vamos aproveitar somente o que há de bom! Eu não aprovo nem um pouco estes governantes que ai estão e receberam o meu voto, mas também não consigo enxergar quais são os representantes ideais. Não faço política, tenho verdadeiro horror dos políticos que nós temos… Então, repito, vamos orar e pedir que os bons espíritos nos inspire.

  90. rafael

    tá.. quanto te pagaram?

  91. vande souza

    ” Assim o é, se me parece ” ( shakespeare)

  92. Valdir

    Lamentável ler uma “psicografia” clamando para que todos nós saiamos para às ruas. Isso não é uma psicografia, mas sim discurso político.

    • Cerlene Machado

      Concordo com a maioria dos comentários nesse sentido, porque tenho plena convicção de que irmãos iluminados não se prestariam a “escrever” algo tão panfletário, instigando os cristãos a uma tomada de posição contrária a política governamental do país. Conclamando o povo a “sair as ruas”, uma declaração à tomada do poder, à intervenção para salvar o país das hostes que se apoderaram da política brasileira, …, falam até das políticas afirmativas (bolsas).
      Essa mensagem não apresenta características que autorize ver a autoria de um espírito do bem e, com certeza, não fala em nome de Jesus Cristo. Menos ainda quer o “melhor” para o povo brasileiro.
      Espíritos amigos inspiram o amor, a paz, o respeito, a benevolência, a caridade, a paciência, …, falam fazer aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós.
      Creio que devemos ter prudência antes de divulgar uma mensagem, assim ensinam as obras.
      Cerlene

  93. Texto totalmente tendencioso e feito pelo Robson Pinheiro , quem é mineiro deve conhecer bem esse ser. Lamentável que vai ter gente acreditando nisto…

  94. Rosamaria Bitgencourt

    Eu como espírita acredito que estamos passando por uma transformação espiritual,que a treva está muito próximo de nós, precisamos muito dos nossos irmãos de luz para ajudar na caminhada,sobre a mensagem vamos tirar proveito daquilo que seja melhor,quem sou eu para desmentir ou acreditar em coisas que ainda estão fora do meu conhecimento
    Nesse momento o que vai ajudar são as orações pedindo a nosso Pai Maior sabedoria

  95. Gilmar Franco

    Perdi o meu tempo ao ler.
    Lamentável saber que pessoas estão usando artifícios e ensinamentos sagrados
    para atingir objetivos pessoais.

  96. João Agostinho Pereira

    Nem aqui nem na conchinchina esse texto é de Tancredo. Qualquer um poderia escrever isso, e Tancredo Neves não é qualquer um. Desculpem…

    • Não creio que seja do Tancredo.
      Como espiritualista que sou. Creio que
      Tancredo já reencanou.
      Me perdoem se me engano.

  97. Jaime

    É. O bicho ta pegando até os médiuns. Isso sim é lamentável.

  98. Livia Rocha

    Eu ser e disse que eles eram trevosos e que vieram pra destruir o Brasil. Digo: sempre. ..

  99. Antonio

    Olá, acredito sinceramente que estamos em um período de transição, mas também acredito que nós, todos nós, devemos nos “filtrar”, pois, todos somos um pouco corruptos ou manipuladores, e começamos com nossas crianças, para que façam algo que julgamos certo prometemos algo em troca, se isto não é a mais pura corrupção o que é então?
    Precisamos aprender a falar a verdade, seja ela dolorosa ou não.
    Precisamos aprender que um pequeno gesto, logo a frente pode se tornar gigantesco, seja para o bem ou mal.
    Precisamos aprender a ser positivos, a sermos pró-ativos, pois se pararmos de dar toda esta ênfase a tudo que há de ruim, logo isto deixa de ser “bom” para quem pratica.
    É como um apelido, se você ficar bravo com o apelido, em poucos dias todos sabem e inconscientemente irão lhe chamar pelo tal apelido.
    Não sugiro que fiquemos conformados com tudo o que esta a nossa volta, mas, que sejamos críticos que temos algo a acrescer no determinado problema, somente reclamar pelo simples fato de não concordar não acresce solução alguma.
    Sejamos pessoas firmes em nossos objetivos, mas atentos ao que nos rodeia, pois mudar de opinião, não acredito ser errado, errado é mantermos sempre a opinião errada, mas pior ainda acredito ser a falta de uma opinião.
    Lembre-se: fazer o mal é errado, fazer o bem acreditamos ser o certo, não fazer nada também é errado então, pois você poderia (deveria) ter tentado fazer o bem.

  100. Iara

    Estranha mensagem. Essa mensagem tem lado e isso preocupa.

  101. Anônimo

    Devemos analisar essa mensagem com prudência e cuidado. Lembremos que há um livro espírita sobre Getúlio Vargas em que o mesmo relata que cometeu suicídio, sofreu muito no mundo espiritual, ou seja, errou muito. Isso significa que também não é um espírito muito evoluído. O texto possui alguns trechos que exaltam partidarismo. Mudanças acontecem nas urnas e também parece estranho instigar insistentemente manifestações populares. Tancredo Neves também esteve envolvido numa época de ditadura militar, que não foi algo saudável para o país. Assim, quem sou eu para julgar a mensagem, mas achei alguns pontos nebulosos e estranhos.

  102. CORONEL GRÉGIO - PMES

    O SAUDOSO, ADMIRÁVEL E INIMITÁVEL PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS TEM RAZÕES DE SOBRA PARA SE PREOCUPAR COM
    O DESTINO DO BRASIL E DO SEU LABORIOSO POVO…

    -GRAÇAS A ELE O BRASIL NÃO FOI DESPEDAÇADO, NOS ANOS
    30 PELOS ESPÍRITOS OBSCUROS DOS COMUNISTAS ATEUS E
    SANGUINÁRIOS QUE ASSASSINARAM QUASE DUZENTOS MILHÕES
    DE CRISTÃOS DURANTE O SÉCULO VINTE…

    -MAS O ESPÍRITO SANTO DE DEUS ELEGEU UM PAPA POLONÊS
    PARA ACABAR COM O COMUNISMO NA POLÔNIA, ELEGEU UM PAPA ALEMÃO PARA ACABAR COM O COMUNISMO NA ALEMANHA
    E AGORA, ELEGEU UM PAPA LATINO PARA ACABAR COM O
    COMUNISMO ATEU E SANGUINÁRIO NA AMÉRICA LATINA E NO
    GLORIOSO BRASIL ESPIRITUALISTA E CRISTÃO…

  103. bertoldo

    kkkkkkkk nunca li tanta bobagem, trancredo era um grande sem vergonha tbm, e quer flar em honestidade, texto mal escrito manipulador, ridículo essa tamanha bobagem.

  104. Willian

    Ainda bem que não foi somente eu que constatei a manipulação dessa carta. É muito triste saber o real propósito desta. Na dúvida, fico com Jesus e Kardec, sempre!

  105. André

    Fui criado em berço espírita, atualmente sou pesquisador da Unicamp e a única crença que posso efetivamente atestar que tenho é na Teoria da Evolução. Quando leio um texto como este, não fica difícil concluir que as religiões têm filosofias bem díspares da ideia científica sobre os processos de evolução verificados constantemente nas colônias de formigas, nos sistemas imunológicos, nas redes neurais e até na formação das cidades.

    Kardec propôs noções bem diferentes dos sistemas naturais, cuja estrutura hierárquica é verificada em ações como:
    – planejamento de encarnações;
    – mecanismos de resgate para faltas cometidas;
    – evolução para um determinado fim (essa é certamente a principal diferença para a teoria proposta por Charles Darwin)

    Convido vcs a pensarem na complexidade dos sistemas que propõem descrever, ou efetivamente, na quantidade de variáveis que influenciam esse sistema:

    Ex.: Nunca se perguntaram como efetivamente funciona o mecanismo de provas e expiações? Como uma situação é remontada em outra era a fim de permitir esse resgate? Ao remontar só essa situação, um número astronômico de outras situações de são geradas em função do próprio livre-arbítrio. Como essa gerência de regaste é feita?

    Reduzir os processos de interação humana em “bem” e “mal” além de superficial, chega a ser infantil.

    As pessoas agem e suas atitudes são interpretadas; influenciam e são influenciadas, em complexas redes de interação que originam sistemas maiores.

    Seja decente por amor a decência; seja honrado por amor à honra. E não porque será conduzido à umbrais, infernos, lamaçais, limbos, na mesma época em que já nos comunicamos por smartphones. Cobrem dos espíritos respostas melhores aos seus dilemas, pois na maioria das vezes, “bem” e “mal” é uma questão complexa de inúmeros pontos de vista.

  106. Henrique Jorge

    Que mensagem tendenciosa, perniciosa, vergonhosa e mentirosa tendo em vista que se usa o nome de Jesus e toda uma crença de milhares de pessoas de bem, espíritas, que a princípio, deveriam praticar a caridade para ajudar as pessoas desvalidas desta nação, pessoas que antes do Governo do PT não tinham o que comer e que, após estas “Misérias e bolsas oportunistas oferecidas à gente pobre mas também aos ricos, enquanto lobos vorazes pilham a economia e buscam se manter disfarçados de ovelhas no comando de uma das maiores nações do planeta.” Respondam-me por favor: Estes supostos espíritos de luz não sabem que estas pessoas miseráveis que não tinham o que comer antes do Governo do PT, eram pessoas que precisavam comer e que é uma caridade oferecer estas bolsas miseráveis para que eles possam ao menos ter o que comer ?? Será que Jesus, que estes supostos espíritos de luz não se apiedam destes que antes passavam fome ??? Estou errado, ou vocês esqueceram-se dos anos idos quando dezenas de pessoas literalmente morriam de fome neste Brasil de meu Deus ? Caso tenham esquecido, dêem uma olhada nos jornais daqueles tempos, leiam os livros de História por favor e verifiquem pois contra fatos não há argumentos. Depois a mensagem prossegue: “Ou, mais modestamente: diante do quadro dramático em que se vê a nossa nação, errar menos já seria de muito bom grado diante do extremo a que chegaram os representantes eleitos democraticamente pelo nosso povo, iludido pelas promessas, as mentiras e as ideologias de um governo dos mais corruptos que a história do Brasil já conheceu. Por favor, pergunto novamente: Que tipo de espírito são estes, ou que Jesus é este que a mensagem menciona que desconhecem os Governos mais corruptos da História do Brasil ? Leiam os livros de História do Brasil e verifiquem a verdade. Que Governo sucateou o Brasil, que promessas, que mentiras e que ideologias por exemplo foram difundidas nos tempos idos e que foram rigorosamente contradefendidas com ardor pelo próprio Tancredo Neves enquanto estava encarnado e que ideias o próprio Getúlio Vargas tinha de modernizar este país e que foi amplamente realizada na gestão do PT pelo próprio presidente Lula ? Será que o Getúlio Vargas, agora desencarnado, um espírito de luz, preocupado com o verdadeiro progresso e bem estar do povo brasileiro iria pedir um retrocesso a este país ?? Não faz sentido. “ Diante de tamanha manipulação mental, hipnótica e sensorial empregada por aqueles que formaram a quadrilha que nos governa desde os bastidores do Palácio da Alvorada até os bastidores da vida, sem dúvida errar menos já significaria grande avanço.” Que quadrilha é esta mencionada ? Acredito que estes espíritos sejam inteligentes. Um Governo que permite que a justiça atue em harmonia para investigar, julgar e punir os corruptos não seria a quadrilha mencionada. Seria impossível. Acredito que assim como acontecia nos Governos anteriores ao PT em que a justiça nada fazia e tudo acabava em pizza, aí sim, deve ter muita coisa a ser revelada. Eu imagino que estes supostos espíritos de luz deveriam conhecer a História do nosso país e saber das atrocidades e das corrupções que aconteciam antes e que somente agora depois do Governo do PT é que estão vindo à tona. As manipulações mentais que estão sendo realizadas são no sentido de se perpetuarem os privilégios dessa pequena classe elitista dominante em nosso país durante os séculos assados e que somente agora começaram a tomar ares diferentes. Será que Jesus e estes supostos espíritos de luz também são a favor da classe dominante elitista?? Será que eles querem que os pobres dessa nação retornem novamente para a condição de passar fome ?? Sinceramente este não me parece ser o pensamento de alguém que pense em caridade, em amor ao próximo, em ajudar a quem necessita. Deixo claro meu repúdio a esta mensagem que tenho certeza absoluta não procede das fontes da luz com quem não há parcialidade, com quem desejam que todos os filhos de Deus, TODOS estejam em união, em harmonia, estejam sem passar fome e que jamais incentivariam a luta, a violência de seu povo para com seus irmãos, assim como o teor da mensagem parece querer difundir. É lamentável, é vergonhoso que uma mensagem insidiosa deste tipo seja divulgada utilizando-se o nome de Jesus ou de espíritos que em vida sempre lutaram a favor de um Brasil melhor e mais justo e que tenho certeza, desejam que as mudanças sociais ocorridas neste país e implementadas pelo PT continuem a ajudar e a abençoar aos irmãos brasileiros mais desafortunados. Simplesmente vergonhosa e inconcebível para uma mente racional e antenada com os princípios espirituais amplamente divulgada nos evangelhos, na obra de Jesus Cristo, no espírito cristão da caridade. É inadmissível. Deixo meu repúdio a esta deturpação torpe da fé.

    • Antonio Mesquita

      Vermelho 27.

    • Israel

      Henrique Jorge, faço minha as tuas palavras, e digo mais ainda que é uma grande mistificação deste médium que é do PSDB, usando nome de Espíritos que lutaram por um Brasil melhor.

  107. Olavo

    Parabéns por partilhar a carta conosco, através do blog tive acesso a esse incrível carta.

  108. Amigos, não esqueçamos q ao passarmos p/ o lado de lá e ter passado algum tempo nossa visão da sociedade na terra tem outro anglo de visão assim como tudo! Eu acredito sim q seja verdadeira essa mensagem e é claro q devemos estar atento p/ mensagens falsas! Mas o certo é q devemos sim fazer alguma coisa mais dinâmica p/ colocar o país no eixo e extirpar de vez essas pessoas q querem se aproveitar de nosso povo de bem! Claro q digo não à violência mas ser mais enérgicos nas cobranças.Existem muito mais coisas do lado de lá que não conhecemos profundamente! Existem regras p/ q espiritos comunicantes não fale certas coisas p/ não atrapalhar o rumo da nossa evolução terráquea!Temos q fazer nossa parte na evolução da raça humana até o fim dos tempos terrestre!Estejamos c/ Deus !

  109. Maclau

    Eu creio que estamos realmente em tempos difíceis, que precisamos orar mais pedindo a proteção de Deus, bem como pedindo a ele que oriente os governantes do nosso país. Assim como acredito que Tancredo Neves, acompanhado de José do Patrocínio e Getúlio Vargas, jamais cometeria tantos erros de português, o que me deixou em dúvida.

    • Thais

      Que bom que não fui a única a me incomodar com isso!
      Mesmo que tenha sido às 5h da manhã, passaram-se dias até a publicaçào… Custava dar uma revisada? rs

  110. Vanessa

    Achei, triste ver um irmão espírita prestar-se a tal papel. Esta mensagem parece de cunho político porém , em nada lembra o Sr. Tancredo Neves. E, no alto de minha ignorância , já não era tempo de espíritos tão evoluídos retornarem a vida terrestre?

  111. Érica Greg

    Não me convenceu. Um homem espiritualizado e com boa intenção não poderia incitar pais de família a reagirem publicamente em atitude de protesto pelas ruas, dando a cara a tapa. Ao meu ver espiritualista, deveria incentivar sim a uma mudança pessoal e progressiva pois só assim, eu acredito, o mundo pode mudar. Nossa política é reflexo do nosso povo. Não temos instrução material muito menos espiritual, da classe A à C ! A semente da mudança está na atitude pessoal de cada pessoa que passa isso para seus filhos e círculos pelas gerações. Não é uma atitude de protesto aqui e outras acolá que vão espiritualizar a sociedade que nem ao menos busca por isso. Nem sabem que isso existe, pensam ser apenas o que veem no espelho das vaidades.

  112. antonio geraldo de castro

    O médium psicografou mensagem de espírito encarnado de nome Aécio. Tancredo, sempre foi um conciliador, as vezes até demais. Gostava mesmo era de criar frases de efeito como ” o outro nome de Minas é liberdade”
    “Vou ao colégio eleitoral com um lenço no nariz” Brincadeiras à parte, já que o médium está brincando com a doutrina e com a nossa inteligencia, não vejo, não reconheço neste texto a fala de Tancredo. É lamentável que num momento como este de tanto sofrimento da população brasileira, surjam manifestações como esta, jogando álcool na fogueira. Por favor amigos, leiam o Livro dos médiuns onde encontramos a classificação dos espíritos. Não é meu desejo ser fundamentalista de qualquer ordem, mas o que se fala, ou se escreve, necessita discernimento.

    • José Baracho

      Boa, Antonio…

    • roberta

      Esse texto não tem cara de Tancredo. Tem cara de PSDB. Em vários pontos podemos ver isso. Governo populista, um dos governos mais corruptos que … e outros tantos pontos. Que lástima, lamentável ler isso, que triste essa farsa que depõe contra algo tão levado à sério pelo nosso querido Chico Xavier. Que papelão pra essa pessoa que desrespeita de forma tão vil. Somente em um ponto posso concordar são lobos vestidos de cordeiros e esse texto é um deles. Isso é pura propaganda politica à la PSDB.

  113. Deko

    Uma das coisas mais pobres, toscas, oportunistas e manipuladoras que já vi em toda a minha vida!
    Da próxima vez que “falar” com o Tancredo, pergunta o que ele acha do envolvimento dele com o tráfico e consumo de cocaína.
    Que vergonha, depois dos evangélicos, agora são os espíritas usando da boa fé do povo para manipulá-lo!
    Doentes;

    • José Baracho

      Concordo com vc, Deko…mas não acredito que seja esta uma visão espírita.

  114. jaime

    Só faltou convidar para ir às ruas no dia 16. Ha ha ha.

  115. eu como simples trabalhador na seara de Jesus, e nossa seara que fazemos parte dessa familia universal, concordo plenamente com as orientações dos irmãos, getulio,jose e tancredo, é obvio que só orar não resolve, fomos nós que criamos o sistema material, seremos nós que vamos modifica-lo, custe o que custar, mais alicerssado pelo respeito,democracia e fratrnidade cumprindo e fazendo cumprir a lei material e a lei de amor universal criado pelo nosso pai Deus todo poderoso, eles nos entregou o nosso planeta para cuidarmos sob o comando de Nosso senhor Jesus Cristo, eu junto com todos os irmãos de boa vontade e maduro para fazer o que é necessário fazer, sob o comando de Jesus e seus mensageiros de luz, vamos fazer. Jesus, nosssa mãe santissima nos ilumine, Deus nosso pai nos dê sabedoria, e vamos a luta ninguem será excluido desse trabalho do bem em beneficios de todos. assim seja, como sugestão para comandar a nação o luiz bassuma e os ativistas da paz.

  116. Victor Manuel Peres jimenez

    Como espírita cristão e consciente das minhas limitações e defeitos como ser humano respeitando o irmão médium Ronson Pinheiro do qual tenho grande admiração pelos serviços prestados à literatura espírita, todavia, sabendo que ninguém é perfeito seja encarnado o desencarnado não observo na mensagem uma posição que contenha os Mais básicos princípios espíritas cristãos de compaixão, de perdão, de tolerância com os irmãos políticos que também são filhos de Deus em evolução e que cumprem seu papel na evolução humana. Seu erros e acertos são necessários para a consolidação do Brasil coração do mundo e pátria do evangélio.
    Não acredito que um espírito superior faça campanha política critique este o aquele irmão de um determinado partido político em evolução ou mesmo convoque às pessoas para sair às ruas para manifestar sua indignação .
    A mensagem tem forte tendência partidária que parece mais de um partido de oposição do que de um espírito que se encontra no plano espiritual onde não existem as cortinas que cegam os encarnados para a prática dos Elementares princípios cristãos de compaixão dos atores da políticas brasileira onde não existe esse tal de povo miserável que é manipulado. Não acredito nessa manipulação já que vivemos na era das luzes onde a comunicação é instantânea na velocidade de nossos pensamento. O que existe sim uma realidade trágica e desumana do modelo capitalista que o mundo o corrompeu pois neste modelo o que vale é os bens materiais e não as pessoas. Todos os dias os meios de comunicação só falam de números e condenam os irmãos que caíram em desgraças morais se colocam como verdadeiros inquisidores, verdadeiros juízes usando as suas próprias razões. Mas eles também precisam de nossa compaixão.
    Precisamos sim divulgar informações positivas de ânimo de positividade de otimismo e deixarmos de ser divulgadores de apocalipses que não ajudam em nada. Cada um de nós podemos individualmente ou em coletividade contribuir com o progresso moral nosso e de nossos irmãos para construir um mundo melho com respeito a todos nossos semelhantes.
    Obrigado meu irmão Robson pela contribuição para a construção de um mundo melhor e pela oportunidade de eu poder dar minha opinião na pratica dos princípios cristãos que tenho assimilado nas entrelinhas de seu fantásticos livro
    victor

    • José Bracho

      até pensei em fazer um comentario, mas diante da clareza de suas colocações me senti representado como Espírita. A total ausencia de tolerancia cristã e repetição na proposição de ação politica invalida, pra mim, muitas das colocações.
      Todas as experiencias pelas quais passamos, incluindo aí as politicas, sob comando direto das lideranças celestiais, nos fortalecem na caminhada evolutiva. O estudo e o trabalho devem ser continuos, para que não nos atrasemos com observações, no minimo, equivocadas no proposito de esclarecer. uma coisa é certa e fica clara: os inimigos espirituais não descansam…
      parabens, Victor Manuel Perez Jimenez

      • Não creio que seja do Tancredo.
        Como espiritualista que sou. Creio que
        Tancredo já reencanou.
        Me perdoem se me engano.

    • Mauricio

      Perfeitas as suas colocações, Victor Manuel!

    • João Agostinho Pereira

      Perfeito, não sou nada, mas, concordo plenamente.

    • Rosana

      Eu como espírita, seu comentário foi esclarecedor Victor, uma entidade de luz jamais mandaria tal mesagem, nosso pai em sua misericórdia dívida não daria permissão para está mesagem política. No livro dos espíritos Allan Kardec nos orienta que o plano espiritual não tem permissão para interferir nos assuntos da terra, respeito o médium mais não acredito nesta mensagem que parece mais com um discurso político.

    • Ingy

      Faço minhas as suas palavras amigo. Este texto é claramente falso e manipulado.

      • Marianne

        Ridículo. Mistificador. Pseudo sábio. Falta Jesus, falta caridade, falta Kardec. Sobra discurso de ódio. Muito longe do espiritismo cristão e do que Deus espera de nós.

    • Andre

      Victor Manuel Peres jimenez, tuas palavras são as palavras de um verdadeiro discipulo do Cristo, nosso irmão psicografico deve estar ciente dos 3 filtros que se deve ter em cada comunicação, seja de um espirito de baixa ou alta vibração, fico triste em ver o Espiritismo sendo mal interpretado por nossos médios. Me alinho as suas palavras concordando com todas as linhas escritas.
      Oro por todos nós, justo e perfeito GADU oriente este BRASIL.

    • Ronaldo Barros

      Victor, queria fazer um comentário sobre a psicografia, e, para me inspirar, li alguns, incluindo o seu.
      Se me permite, gostaria de assinar em conjunto com você, pois representa exatamente o que pensei. O texto nos conclama, basicamente, a trabalhar para corrigir os outros. Sair às ruas, postar nas redes sociais, etc., mas em nenhum momento nos conclamou e rever nossas ações, e enxergar aonde estamos agindo de forma semelhante aos corruptos que ele tanto se referiu.
      Entendo que a ÚNICA, e absolutamente única maneira de mudar o mundo, é mudando nossas atitudes, jamais criticando a dos outros.

    • marlene

      Espíritos de luz , jamais apavora o povo, Precisam ler o livro Paulo de Tarso – de Emmanuel pelo médium CHICO XAVIER ,e mais ainda livros como livros dos espíritos e acima de tudo e aonde está a benevolência?

    • sandra

      Também concordo ,não vejo nessa mensagem algo de espírito iluminado……

    • Joyce

      Victor Manoel P Jimenez , você não disse exatamente o que eu ia dizer….e como estudiosa da história do Brasil acredito que não seja um espírito de luz que tenha falado,.jamais fariam colocações assim. E me desculpem mas Tancredo também sempre foi conivente com essas práticas e mais outras que não cabe a mim julgar.
      Basta ver as fotos de 1960 para cá. …que ele está lá.
      Sem mais, acho que o movimento espírita tem seu papel em vibrar pela paz, contra o ódio que está se instalando em nosso país, isso sim não é do bem.
      Sem mais, Victor Manoel muito obrigada pelo seus esclarecimentos lúcidos. Paz à todos

    • Humberto Costa

      Ao iniciar a leitura, chamou-me a atenção a postura agressiva do companheiro espiritual que vem nos trazer sua mensagem.
      Mas me chamou a atenção mais ainda a permissão dada pelos espíritos responsáveis pelo nosso pais (Ismael faria isso?) para que essa comunicação viesse.
      Meu caro Victor Manuel Peres Jimenez, fostes perfeito em suas colocações.
      Oremos, pois, para que nossos irmãos que hoje erram, como nós! Que os espíritos de luz continuem nos abençoando a caminhada.
      Paz e Luz

  117. Sobek de Alcantara

    Então é pena que ele não esta na matéria para ver a obra que ele deixo construido e o resultado ai esta. Tanto cantou e decantou a democracia e mal sabia que estava cercado de corruptos e ladroes. Basta ler a obra a Historia do Real. Gostaria de lhe perguntar agora muitas coisas que ele como político fez, uma delas enganar seus correligionários com telefonemas com os fios do seu telefone cortado, mas insinuava aos interlocutores de que estava a falar com o Presidente João figueiredo. Porque????

  118. Lazaro Moreira Gonçalves

    A você Robson Pinheiro, os meus desejos que o senhor Jesus possa lhe recompensar com muita força, luz e sabedoria. E também estes espíritos de luz que tenham sempre nos ajudado. Receba deste pequeno e insignificante admirador de sua grandeza espiritual. O meu, Deus lhe paquê !

  119. Lazaro Moreira Gonçalves

    A você Robson Pinheiro, os meus desejos que o senhor Jesus possa lhe recompensar com muita força, luz e sabedoria. E também estes espíritos de luz que tenham sempre nos ajudado. Receba deste pequeno e insignificante admirador de sua grandeza espiritual.

  120. sueli

    Meu Deus , tenho feito orações todos os dias pra Deus dar Luz para os nossos político,
    e governantes,sei que sou um grão de areia nesse imenso deserto , mas a minha fé é maior .Desejo Paz, muita Paz para a Humanidade que tanto precisa de luz Amor e perdão inclusive eu……Paz para o nosso Orbe Terrestre….

  121. Jorge Amancio Bbento

    Excelente esta psicografia

    • Elton

      Espíritos que pedem desrespeito à democracia? Como assim? São do bem?

Seu comentário, nossa alegria!