Momento incrê do bolo quilométrico durante as comemorações de aniversário de 158 anos de Rio Preto, direto do fundo do baú da Coluna. (Foto: Ricardo Boni)

Registro incrê do bolo quilométrico durante as comemorações de aniversário de 158 anos de Rio Preto, direto do fundo do baú da Coluna. (Foto: Ricardo Boni)

Esqueça os shows sertanejos e também os pirotécnicos. Sidra? Nem pensar. Quiçá um ‘brotinho’ de guaraná. Em época de crise é assim: nada de ostentar com festas de aniversário. Mas bolo quilométrico vai ter, relaxa Berenice…

Nessa toada, a Prefeitura de Rio Preto divulgou a programação de aniversário de 164 anos do município. Sim, a festa será bem pálida, como manda o figurino da Secretaria da Fazenda local.

Se não, vejamos: no dia do aniversário em si (19), a comemoração começa com o corte do bolo, às 9h, no Recinto de Exposições, faça chuva ou faça glacê com manteiga caseira. Serão 164 metros de “gostosura recheados de doce de leite e confeccionados” (esta parte é por conta do release enviado pela assessoria de imprensa). Seja como for, leve sua ‘tapuér’.

Orai e Cantai

De visual novo e com mais um Grammy Latino na estante, Aline Barros é a grande estrela da festa. (Foto: Divulgação)

De visual novo e com mais um Grammy Latino na estante, Aline Barros é a grande estrela da festa. (Foto: Divulgação)

No mesmo dia and local, a partir das 16h, habemus show com a cantora evangélica Aline Barros (a moça é um fenômeno de público, não se engane). Antes da fofa, sobem ao palco a Banda Trinta’Os e outros artistas que o Google nos ajudou a identificar e respeitar: Rodrigo dos Anjos, Thaís Freire, Território do Samba, Juliana Santiago e Renascer Praise.

Em tempo: o ingresso para tarde tão outonal equivale a um quilo de alimento não perecível e deve ser trocado no Fundo Social de Solidariedade.

Exposições de arte também fazem parte do cardápio de atrações, até porque, vamos combinar, todo aniversário de cidade tem que ter um rótulo mais ‘cult’. No Shopping Cidade Norte, por exemplo, o público já pode prestigiar a mostra “Rio Preto desenvolve rumo ano Norte”, trabalho fotográfico muito bacana assinado pelo rio-pretense Gabriel Cabreira.

Já no Riopreto Shopping, o meu, o seu, o nosso shopping, a exposição é sobre sustentabilidade. Denominada “Sementes da Esperança”, o trabalho é composto por 30 painéis de um por dois metros e já foi visto em 24 países. A mostra ficará montada de 18 a 28 de março na Praça 1 de Alimentação.

Painéis que compõem a exposição "Sementes da Esperança", em cartaz no Riopreto Shopping, a partir do dia 18. (Foto: Divulgação)

Painéis que compõem a exposição “Sementes da Esperança”, em cartaz no Riopreto Shopping, a partir do dia 18. (Foto: Divulgação)

Para todos os povos

Mais cedo, na sexta-feira (18), o Teatro Paulo Moura, recebe o espetáculo “Navegar é Preciso … em Prosa, Verso e Riso!”. A peça teatral, que começa às 20h30, convida o público a um reencontro com antepassados históricos. O ingresso também equivale a um quilo de alimento não perecível.

Cansou? Então bota os joanetes de molho porque no domingo (20), a festa continua. A Associação Cultural e Nipo-Brasileira realiza, a partir das 8h, o tradicional “Torneio 19 de Março”. As disputas serão de futebol minicampo e gueitebol (não me façam trocadilhos, plis). Esta é a 24ª edição do evento que reúne representantes de 25 cidades e mais de 50 equipes.

Partida de 'gatball' (ou 'gueitebol'): tradição nipo-brasileira. (Foto: Divulgação)

Partida de ‘gatball’ (ou ‘gueitebol’): tradição nipo-brasileira. (Foto: Divulgação)

Via-Crúcis

Tem mais, Berê: no dia 25, Sexta-Feira Santa, rola apresentação do espetáculo o “Auto da Paixão de Cristo”, a partir das 19h, no Centro Regional de Eventos. Sobre a peça, a Coluna falou com  exclusividade neste post. Mas não custa voltar ao assunto.

Será ‘erguida’ uma cidade cenográfica, na qual 65 atores (entre eles famosos da TV como Leonardo Miggiorin, Zezé Motta e Milena Toscano) encenarão o calvário de Jesus até a crucificação e sua ressurreição. Os convites devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível no estande que está montado no primeiro piso do Plaza Avenida Shopping desde esta segunda-feira (7).

Cena do

Cena do Auto da Paixão de Cristo, que traz no elenco atores como Leonardo Miggiorin. (Foto: Divulgação)

Mais alguma coisa? Ah, sim, não esqueçam de me enviar um pedaço de bolo. É dura a vida do trapezista meigo…

728x90