Janeth Arcain, uma das maiores jogadoras da modalidade, chega para bater bola de forma descontraída com os presentes

Janeth Arcain, uma das maiores jogadoras da modalidade, chega para bater bola no Sesc RP. (Foto: Divulgação)

Um jogo descontraído. Essa é a proposta da atividade ‘Brincando de Basquete com Janeth Arcain’, que será realizada pelo Sesc Rio Preto neste sábado (23), às 10h, dentro do projeto Sesc Verão.

Um dos principais nomes do basquete brasileiro, esporte que defendeu durante 25 anos, Janeth também se apresenta no domingo (24), ao lado de amigas e ex-atletas que, como ela, elencaram a Seleção Brasileira de Basquete. Estarão presente em quadra, além da convidada especial, Helen, Leila, Adriana e Roseli. A ex-campeãs participam de uma partida com uma equipe de jogadoras de Rio Preto.

Para você que acaba de voltar de Marte, Janeth é considerada uma das maiores jogadoras de basquete de sua geração. Obteve títulos importantes desde quando disputava torneios na categoria juvenil. Pela Seleção Brasileira foi campeã no Campeonato Mundial da Austrália de 1994, medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e bronze em Sydney 2000, como também foi técnica da Seleção Brasileira Sub-19 Feminina.

Além disso, Janeth foi a primeira jogadora brasileira a atuar em território americano, jogando pelo Houston Rockets, do Texas. Após conquistar quatro títulos consecutivos da WNBA, liga feminina de basquete dos Estados Unidos, tornou-se a única estrangeira da história da liga a ter esse alcance.

Hoje, fora das quadras, Janeth é uma das maiores incentivadoras do basquete no Brasil, dando continuidade ao instituto que construiu há 13 anos e leva seu próprio nome. O instituto está presente nas cidades paulistas de Santo André, Atibaia, Bragança Paulista e Cubatão, além de uma unidade em João Pessoa (PB). É dura a vida do trapezista no garrafão…