Rio Preto Shopping

#EntreNós: Guia de Chico Xavier, Emmanuel (foto) estaria reencarnado no interior de SP; médiuns da região divergem sobre a polêmica

Publicado dia 23 de setembro de 2015 às 14:38. Última atualização: 24 de setembro de 2015 às 11:07. 2 comentários.


Retrato de Emmanuel feito pelo pintor mineiro Delpino Filho. Chico Xavier informou que o espírito não "posou" para o pintor. Na verdade, o artista foi auxiliado por um pintor desencarnado, que era amigo de Emmanuel. O médium afirmou que o retrato produzido é fiel ao benfeitor, quando na personalidade do senador romano Publius Lentulus Cornelius. O único detalhe que poderia ser corrigido no retrato se refere aos lábios, que são na realidade mais estreitos e masculinos. A pintura original se encontra na sede do Grupo Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, numa sala de preces, feita no quarto onde Chico nasceu, em 1910.[6]

Retrato de Emmanuel feito pelo pintor mineiro Delpino Filho. Chico Xavier informou que o espírito não “posou” para o pintor. Na verdade, o artista foi auxiliado por um pintor desencarnado, que era amigo de Emmanuel.  (Imagem: Reprodução)

Tenho lido nesses dias de intenso calor e reflexão inúmeras matérias, postagens e opiniões sobre a última reencarnação de Emmanuel, o guia espiritual de Chico Xavier.

A maioria dessas notícias diz que Emmanuel estaria reencarnado como um garoto, em uma cidade do interior de São Paulo, onde teria nascido entre os anos de 2000 e 2001. Estaria, portanto, com a idade atual de 15 ou 14 anos.

Algumas dessas reportagens também sugerem que o mentor de Chico Xavier teria voltado com a objetiva missão de ajudar o Brasil na área da Educação.

Sim, o tema é polêmico e requer muita cautela e coerência para não se transformar em um mergulho no escuro. Ou resvalar na ignorância popular. Por isso mesmo, fui conversar com médiuns e estudiosos da Doutrina Espírita a fim de compreender melhor o assunto e, quem sabe, acender uma luz sobre a mesa das dúvidas. Acompanhe.

Nem passado nem futuro

O catanduvense Roberto Cacciari, 61 anos, médium em atividade desde os oito,  considera o assunto desnecessário de discussão, além de caracterizá-lo como especulação. “O próprio Emmanuel nos alertou sobre a necessidade de deixarmos revelações de vidas passadas relegadas ao esquecimento”, diz, reforçando que o mesmo raciocínio também deve ser aplicado ao que tange às vidas futuras.

“Se há necessidade de deixarmos o curso da vida seguir naturalmente, não há porque ficarmos especulando sobre isso. Vamos nos ater à vida presente com as nossas melhorias e realizações. O restante Deus faz por nós”, arremata Cacciari.

Roberto Cacciari durante palestra na Associação Espírita Allan Kardec, em Rio Preto. (Foto: Beck)

Roberto Cacciari durante palestra na Associação Espírita Allan Kardec, em Rio Preto. (Foto: Beck)

O médium de Catanduva também pondera sobre a conduta do guia de Chico Xavier. “Emmanuel sempre foi muito austero. Primou por uma conduta evangélica sem nenhum desvio, o que me faz pensar que ele gostaria que assim se mantivesse essa questão”, pontua, pedindo “muita cautela” nesses assuntos.

Verdade e Dor

Com semelhante reserva sobre o tema, porém dono de uma opinião diferente, o médium rio-pretense Oceander Veschi, 37 anos, diz que acredita que Emmanuel realmente esteja reencarnado nas condições supracitadas no segundo parágrafo deste post.

“Uma vez o Eurípedes (Humberto Higino Reis), filho adotivo de Chico Xavier, me disse que Emmanuel estaria reencarnado em Santos (SP). Mas quem garante?”, pergunta o rapaz, salientando que qualquer constatação nesse caso pode transformar a vida do garoto em um “problemão”.

Oceander Veschi: "Revelar a identidade do garoto só traria problemas". (Foto: Reprodução)

Oceander Veschi: “Revelar a identidade do garoto só traria problemas”. (Foto: Reprodução)

Veschi também é partidário da informação de que o garoto “Emmanuel” teria reencarnado com a missão de transformar o Brasil. “Ouvi dizer que seria político ou padre. Na segunda hipótese, ele ajudaria a modificar alguns dogmas da Igreja Católica relacionados à aceitação da reencarnação, ou seja, à Lei do Progresso”.

Verdade e Cuidado

Em entrevista publicada há cinco anos pelo jornal carioca Meia Hora, quem também garante que Emmanuel está reencarnado em uma cidade do interior de São Paulo é o médium e amigo particular de Chico, o votuporanguense Divaldinho Mattos, diretor do Centro Espírita Maria de Nazaré.

Divaldinho Mattos, de Votuporanga (SP). (Foto: Reprodução)

Divaldinho Mattos, de Votuporanga (SP). (Foto: Reprodução)

Ao jornal, Divaldinho revelou que Chico Xavier teria, à época do nascimento do garoto, visitado a família. E acrescentou: “Manter em segredo a vida do menino é primordial para que ele consiga desenvolver sua missão”.

Missão esta que, segundo o médium de Votuporanga, realmente teria ligação com Educação. “Daqui a alguns anos, quando despertar na área da Educação, ele terá uma vidência. O mundo espiritual tem de resguardá-lo”, concluiu.

Palavra final

Ovacionado como sucessor de Chico Xavier, embora rejeite veementemente o rótulo, o médium, escritor e orador Divaldo Pereira Franco (ele volta a Rio Preto dia 17 de novembro) é outro estudioso do Espiritismo que acredita que o ‘garoto anônimo’ ao qual se referem as dezenas de reportagens seja Emmanuel.

No vídeo abaixo, reproduzido a partir do YouTube, Divaldo confirma a reencarnação do mentor de Chico. E você, o que pensa sobre tudo isso? Deixe seu comentário. É dura a vida do trapezista questionador…

 

← ANTERIOR

PRÓXIMO →

2 Comentários

  1. Tuca

    Adorei a reportagem Beck, parabéns! Espero que uma mudança de valores
    venha a acontecer em breve, beijos

  2. Amigo, o que isto importa ? O que isto transforma a pessoa ou a impulsiona à uma reforma íntima ? O que isto realmente contribui à doutrina espírita ? Absolutamente, nada. Especular satisfaz somente à curiosidade improdutiva.Que tal nos preocuparmos em praticar o que Emmanuel nos deixou até aqui ? Isto, sim, é dificil e importante. Mas, parabéns e obrigado por dar espaço à doutrina espírita no seu blog.

Seu comentário, nossa alegria!