Uma das árvores mais bonitas de Rio Preto... Mas cabe ao participantes descobrir sua localização. Dica amiga: Bairro santa Cruz. (Fotos: Beck)

Uma das árvores mais bonitas de Rio Preto… Mas cabe ao participantes descobrir sua localização. Dica amiga: Bairro santa Cruz. (Fotos: Beck)

Hey, molecada! Esse post é pra vocês que adoram tirar foto de tudo. Uma parceria do tipo ‘verde’, selada entre a Prefeitura Municipal de Rio Preto e o Shopping Iguatemi, vai juntar numa exposição as fotos de árvores mais incríveis da cidade.

Trata-se do concurso fotográfico “Árvores de Rio Preto”, do qual apenas alunos da rede municipal de ensino do 4º ao 9º ano podem participar. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

As inscrições devem ser feitas até 4 de setembro na própria escola. O objetivo é incentivar os alunos a refletirem sobre a importância das árvores e da necessidade de mudanças de comportamento para promover a sustentabilidade. Bacana, né?

Árvore seca também vale! Só depende do 'olhar' do fotógrafo...

Árvore seca também vale! Só depende do ‘olhar’ do fotógrafo…

Como funciona

São três categorias: ‘Árvore da minha casa’, na qual o aluno deverá registrar a árvore que possui em frente à sua residência; ‘Árvore da minha escola’, nesta, o estudante deverá registrar a árvore mais bela que possui na sua escola; e ‘Especial Biodiversidade’, na qual a foto deve abordar a interação da fauna com as árvores da cidade.

No total serão selecionadas 21 fotos que farão parte de uma exposição no Iguatemi RP. Os autores das três melhores fotos serão receberão vales compras para consumir em uma livraria do shopping. Já  os classificados do 4º ao 7º lugar vão receber um par de ingressos para o cinema.

Entre os critérios para julgamento estão: enquadramento, luz, foco, composição, cores e a proposta artística transmitida pelo fotógrafo. É proibido o uso de recursos de edição e manipulação de imagens que alterem as características naturais dos elementos registrados na foto.

O resultado será divulgado no dia 21 de setembro, às 10h30, no Iguatemi RP. Agora vai, calibre a câmera e mire no quintal mais próximo. É dura a vida do trapezista infantojuvenil…

E que tal essa, registrada às pressas de dentro do carro (não pelo motorista!), com o por do sol ao fundo?

E que tal essa, registrada às pressas de dentro do carro (não pelo motorista!), com o pôr do sol ao fundo?