Rio Preto Shopping

#Imortais: Academia de Letras do Brasil é instalada em Rio Preto; médico oftalmologista e pesquisador, Rubens Siqueira é um dos 20 membros empossados

Publicado dia 11 de dezembro de 2015 às 09:23. Última atualização: 11 de dezembro de 2015 às 09:23. 1 comentário.


"Imortais" de Rio Preto posam para foto: ALB agora tem laços oficias na cidade. (Foto: Divulgação)

“Imortais” de Rio Preto posam para foto: ALB agora tem laços oficias na cidade. (Foto: Divulgação)

A cultura rio-pretense, em suas mais variadas áreas do saber, acaba de ganhar pilar digno de sua sustentabilidade.

No sábado (5), em cerimônia realizada no Anfiteatro do Sesc, foi instalada oficialmente – e para todo o sempre – a Academia de Letras do Brasil em Rio Preto.

Com a presença do presidente nacional da ALB, Mário Carabajal, a solenidade empossou como presidente local a escritora e poeta Roseli Arruda. Outros 20 membros também foram decretados “imortais” durante a cerimônia.

Roseli Arruda: primeira presidente da ALB Rio Preto.

Roseli Arruda: primeira presidente da ALB Rio Preto.

Em linhas gerais, a ALB de Rio Preto tem em seu quadro de membros gente gabaritada que atua nas áreas da ciência, poesia, artes plásticas, comunicação e direito.

Para abrilhantar a noite, o maestro Paulo de Tarso, instalado à cadeira de número 19, fez um recital acompanhado pelo violinista Paulo Arroyo, da Camerata Bethoven. Outro membro empossado com louvor é o médico oftalmologista Rubens Siqueira, pesquisador e coordenador do departamento de uveíte da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (USP) e docente da pós-graduação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

Rubens Siqueira durante discurso na noite de gala da ALB Rio Preto.

Rubens Siqueira durante discurso na noite de gala da ALB Rio Preto.

Siqueira participa de diferentes linhas de pesquisa com ênfase em desenvolvimento de novos tratamentos para retinopatias utilizando sistemas de liberação intra-ocular de fármacos, terapia celular (células tronco) e diagnóstico genético de doenças oculares.

Criou o Centro de Pesquisa Rubens Siqueira para realização de trabalhos científicos e desenvolvimento de novas terapias para doença da retina e é autor de cinco livros de oftalmologia.

Rubens Siqueira também é membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. O rio-pretense ainda figura como membro internacional das consagradas American Academy of Ophthalmology, American Society of Retina Specialists, European Society Of Vitreoretinal Specialists e International Society for Cellular Therapy.

Diz aí: merece ou não merece o título de “imortal?” É dura a vida do trapezista na hora do elogio…

← ANTERIOR

PRÓXIMO →

1 Comentário

  1. Maria Luiza de Paiva Diniz

    Para Rio preto, uma conquista, graças ao empenho de Roseli Arruda.Para todos nós, um privilégio.

Seu comentário, nossa alegria!