Olar! O primeiro Giro do Beck de fevereiro não vai mostrar como foi o fim de semana. Um assunto, digamos, mais importante urge como pauta. Sim, o Carnaval 2016 está aí e tem pencas de leitores sem opções, perdidos, náufragos em si mesmos (recebi um Pedro Bial agora).

Atendendo a esse clamor que vem do povo, órfão de confete e serpentina, elenco nesta segunda (1º) alguns dos melhores carnavais do País e da região para você bater fortchy o cabelo. Faça chuva ou faça escova. Adendo: o leitor mais serelepe perceberá que não incluí São Paulo no roteiro das melhores festas de Momo.

Mas você fique avonts para sijogar no sambódromo paulistano, caso considere interessante a folia por lá. Já fui e considero bem chocha. Agora gira, porque é dura a vida do trapezista no esquindô, esquindô…

***

1 – Rio de Janeiro – Sim, o Carnaval da Cidade Maravilhosa continua sendo o número um do País e também do mundo. É lá onde acontece o maior e principal desfile de escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, e também onde o folião encontra os melhores blocos de rua. O Bloco da Preta (da cantora Preta Gil), por exemplo, que rolou neste domingo (31 de janeiro), puxou cerca de 300 mil pessoas, só para ilustrar. Nessa toada, o Rio também segue sendo o destino preferido dos gringos que aportam no Brasil durante o Carnaval. Neste ano, mais de um milhão deles são esperados para a festa de Momo.

Banda de Ipanema: uma das ótimas opções de bloco de rua pra quem for curtir o Carnaval no Rio. (Fotos: Divulgação)

Banda de Ipanema: uma das ótimas opções de bloco de rua pra quem for curtir o Carnaval no Rio. (Fotos: Divulgação)

***

2 – Salvador, Bahia – Com o maior circuito de trios elétricos do mundo, Salvador sai na frente quando o assunto é Carnaval com axé, suor e muito beijo na boca. E cheiro de urina em todos os cantos da cidade, prepare-se. Com exceção desse drama, Salvador é exímia na arte de receber, hospedar e abraçar o turista que desembarca entre um show e outro de Ivete Sangalo, Claudinha Leitte, Psirico, Bell Marques, Banda Eva, Carlinhos Brown e de tantos outros artistas baianos que se apresentam no circuito Barra-Ondina.

Ivete levou milhões de foliões ao circuito Barra-Ondina no Carnaval baiano de 2015. Imagina neste...

Ivete levou milhões de foliões ao circuito Barra-Ondina no Carnaval baiano de 2015. Imagina neste…

***

3 – Florianópolis, Santa Catarina – Com uma pegada mais sofisticada, Floripa oferece um Carnaval cheio de finesses e possibilidades diferentes das que fazem sucesso em outras Capitais. A música eletrônica, por exemplo, é mais tocada nas festas da Ilha do que o samba em si. Os turistas que aportam nas dezenas de praias da capital catarinense também demonstram preferências mais, digamos, phynas: a maioria gosta mesmo é de ficar deitada nos bangalôs dos beach clubs à beira mar a suar a sunga nos blocos de rua, que não são muitos. Plus: o Carnaval de Floripa é um dos destinos prediletos dos gays de todo o Brasil, que convergem em cardumes para a Praia Mole, ao leste da Ilha.

Carnaval 2015 na Praia Mole, em Floripa: pensa numa festa babadeira...

Carnaval 2015 na Praia Mole, em Floripa: pensa numa festa babadeira…

***

4 – Ouro Preto, Minas Gerais – O maior carnaval universitário do Brasil também é o mais ‘desencanado’ de todos. Com a incrê Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, como cenário da festa, a folia se desenrola pelas ladeiras e repúblicas estudantis espalhadas pelos quatro cantos da histórica cidade. O bacana é conseguir/alugar uma vaga numa dessas repúblicas e viver dias como se fosse um autêntico estudante folião, saboreando beijos e abraços até a quarta-feira de cinzas.

Pelas ladeiras de Ouro Preto, a folia escoa sem hora para terminar...

Pelas ladeiras de Ouro Preto, a folia escoa sem hora para terminar…

***

5 – Votuporanga, São Paulo – Uma das dez cidades mais desenvolvidas do Estado, Votuporanga é berço do Bloco Oba, festa carnavalesca com sotaque caipira e atrações internacionais. Sua grade de shows, que começa nesta sexta (5) e vai até terça (9), é efervescente e mistura duplas sertanejas como Henrique & Juliano, estrelas do axé do quilate da Banda  A Zorra, e DJs gringos como o holandês Robbert van de Corput, a.k.a. Hardwell, um dos mais famosos do mundo. A festa do Bloco Oba deste ano também terá edição do famoso Baile da Favorita, um clássico das noites cariocas, além de apresentação do Monobloco, outro hype do Rio de Janeiro.

O holandês Hardwell é uma das atrações internacionais do Bloco Oba, festa carnavalesca que rola na vizinha Votuporanga.

O holandês Hardwell é uma das atrações internacionais do Bloco Oba, festa carnavalesca que rola na vizinha Votuporanga.

***

6 – Ibirá, São Paulo – Considerada Estância Turística do Estado, a pequena Ibirá (413 km da Capital), é outra opção fervida para quem deseja curtir o Carnaval nos Alpes Canavieiros. A festa, denominada Ibirá Folia, começa na sexta (5) e termina na terça (9), com catálogo diverso de atrações, entre elas artistas regionais e outros nacionais, como as bandas Chiclete com Banana e Batom na Cueca.  A propósito do Carnaval na cidade, a produção do evento emitiu nota de esclarecimento, sobre o eventual cancelamento da festa deste ano: “A organização da 5ª edição do Ibirá Folia esclarece que não foi notificada até o momento sobre o pedido de cancelado da festa feito pelo Ministério Público de Catanduva. Os preparativos seguem normalmente para a realização do tradicional Carnaval”.

Batom na Cueca, na boca, na orelha, onde você quiser, meu bem...

Batom na Cueca, uma das atrações do Ibirá Folia 2016: só vem!