Criativos, conectados, e inteligentes: conheça quem está influenciando quem em Rio Preto. (Imagem/Reprodução)

Criativos, conectados e inteligentes: saiba quem está influenciando quem em Rio Preto. (Imagem/Reprodução)

Se você, como eu, tem um olho na blogosfera e outro nas redes sociais, então certamente já ouviu falar em influencer digital. É a nova modalidade de gente que faz o maior sucesso em ambiente virtual.

Referência nos mais variados e importantes segmentos, como moda e gastronomia, por exemplo, os influencers digitais equivalem hoje ao peso dos formadores de opinião de ontem. Com um plus a mais: dominam as redes sociais, onde seus posts e palpites são seguidos à risca.

E, como não poderia deixar de acontecer, Rio Preto já possui um time bastante fortchy de influencers. São homens e mulheres que trafegam pelos mais importantes acontecimentos, ditando moda, criando arte e shippando novos relacionamentos.

Sim, caro leitor: tantas novidades e palavrinhas diferentes são o resultado direto da influência gerada por essa turma, que tem figurado – cada vez mais – no mailing de empresas graúdas, assessorias de imprensa e bancos de eventos como principais divulgadores de produtos e tendências.

Outro dado importante quando se fala em influencer digital – e que muita gente confunde – tem a ver com o número de seguidores de cada um deles. Um influencer digital não é aquele que necessariamente possui mais de 10 k ou 1 m de fãs nas redes sociais.

Nem sempre um perfil com milhares de seguidores é sinônimo de influência ou eficácia. Pessoas bem relacionadas, com trânsito livre nos mais diferentes ambientes e mesmo sem um grande número de fãs costumam funcionar melhor para as empresas e assessorias.

Na dúvida, a Coluna avaliou e listou 10 perfis rio-pretenses que exemplificam bem essa constatação. A maioria dos nomes citados abaixo não possui número relevante de seguidores, mas faz e acontece com seus posts e atividades. Espie. É dura a vida do trapezista digital…

***

1. @Jotta Castello  

Formado em Administração de Empresas, Juliano não faz sucesso no Instagram por conta de suas dicas sobre economia ou planilhas de custos. Com quase 16 mil seguidores na rede social, o rapaz brilha mesmo a bordo de suas fotomontagens artísticas – uma mistura de realidade, música, desenho e ficção -, devidamente aplaudidas por fãs como a cantora Fernanda Takai, do Pato Fu, e o jornalista Zeca Camargo.

Juliano Castelo (@JottaCastello). (Fotos: Reprodução)

Juliano Castelo e uma de suas artes ao lado. Postagens do rapaz chegam a conquistar mais de ‘mil likes’ e fãs como Fernanda Takai e Zeca Camargo. (Fotos: Reprodução)

Uma das 'artes' de Jotta no Instagram: postagens chegam a conquistar mais de 'mil likes'...

Frida Khalo judiada…

 

 

 

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________________

Barbara Brunca: influencer digital do dia para a noite, a loira tem fã clube e quase 20 mil seguidores no Insta.

Barbara Brunca: influencer digital do dia para a noite, a loira tem fã clube e quase 20 mil seguidores no Insta.

2. @BarbaraBrunca

Ela estreou no Instagram timidamente e foi conquistando fãs com seus posts divertidos sobre moda, festas e tendências. Mas é no Snapchat onde Barbara cintila diariamente com seus vídeos hilários, dicas diversas e reverberando o jargão “Chora, Bebel”.

Moda, aliás, sempre esteve no foco de Barbara, que antecipou em Rio Preto o que hoje muitas fashion bloggers fazem. Mais esperta, ela se tornou sócia de um ateliê de aluguel de vestidos de grifes e se prepara, agora, para abrir quatro novas unidades do negócio em cidades como Araçatuba, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Barbara também tem sido convidada para eventos em todo o Brasil, com o claro objetivo de publicar em real time os acontecimentos. Que tal?

_______________________________________________________________________________________

Betinho (ao centro), posa com os amigos Caio Faiad e Andre Capelli.

Betinho (ao centro), posa com os amigos DJs Paulinho Boghosian e Elias Goca.

3. @BetinhoRibeiro_

Médico radiologista e sócio da barbearia St. James Barber Shop, negócio recém-inaugurado em Rio Preto, Betinho é um dos influencers que não possui número expressivo de seguidores, mas exerce forte conexão onde quer que transite. Dos congressos médicos às melhores festas, o rapaz figura nos principais mailings VIPs do País.

Brother de DJs nacionais e internacionais, ele realiza em Rio Preto, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, encontro com os principais organizadores de eventos do Brasil. Vive atualmente entre Rio Preto e São Paulo. Ligadíssimo às redes, acompanha e compartilha full time dicas e sugestões aos seus seguidores.

_______________________________________________________________________________________

Marilia Lago: conectada full time, ela só desliga quando viaja, outra de suas grandes paixões...

Marilia Lago: conectada full time, ela só desliga quando viaja, outra de suas grandes paixões…

4. @MariliaLago

Mentora do Instagram @inaugurouemriopreto, a moça é uma das principais referências digitais quando o assunto é gente influente. Tanto que a Coluna já fez até post exclusivo sobre ela (relembre aqui).

Além do perfil no Insta, onde avoluma quase 50 mil seguidores, Marilia também levou o “Inaugurou” para a blogosfera. Criativa e arrojada, segue ganhando novos fãs diariamente. Segredo do sucesso? Nada de afetação nem deslumbre. A moça, que nasceu em José Bonifácio (SP) e hoje mora em Rio Preto, também organiza e participa de eventos voluntários, como a Quermesse da Igreja Redentora, da qual é uma das principais entusiastas.

_______________________________________________________________________________________

Jean em Ushuaia: onde quer que pise, jornalista sempre posta uma foto campeã de audiência.

Jean em Ushuaia: onde quer que pise, jornalista sempre posta uma foto campeã de audiência.

5. @Jean.Rodrigues

No Instagram ele se define como amante da vida e fotógrafo por impulso. Mas certamente não é por impulso que milhares de seguidores curtem as fotos de paisagens incrês, realizadas in loco pelo jornalista Jean Rodrigues.

Com olhar apurado para os mais diferentes cenários e sunsets, o rapaz tem menos de 5 mil seguidores, mas seus posts são sempre prestigiadíssimos (alguns alcançam até 1,5 mil likes), o que o torna um influencer digital com mérito e um globettroter nato.  Pode reparar.

_______________________________________________________________________________________

Toyneti em autorretrato: fotógrafo lança e registra moda.

Toyneti em autorretrato: fotógrafo lança e registra moda.

6. @LuisToyneti

Ele faz parte da nova safra de excelentes fotógrafos de moda que movimenta os bastidores fashion de Rio Preto. Além disso, lança e absorve talentos com o feeling de quem sabe medir o sucesso alheio. 

Seus shots publicados no Instagram previews dos ensaios que realiza – são diuturnamente acompanhados por gente da moda, da comunicação e da publicidade. 

Entre suas principais descobertas está a modelo Mariana Nunes, sósia rio-pretense da atriz Angelina Jolie. Fiel a seus parceiros de trabalho, Toyneti procura sempre fotografar com a mesma equipe de produtores e assistentes.

_______________________________________________________________________________________

Malu Simões: jornalista mostra bastidores do "Hoje em Dia" e sua rotina diária nas redes.

Malu Simões: jornalista mostra bastidores do “Hoje em Dia” e sua rotina diária nas redes.

7. @MaluSimoesTV

Repórter do programa Hoje em Dia para o Portal R7, da TV Record, a jornalista Malu Simões é desses exemplos que ‘lacram’ em inúmeras redes sociais.

Do Instagram ao Snapchat, passando pelo Twitter e causando no Facebook, a morena iniciou os trabalhos de sucesso como produtora do programa Revista de Sábado, da TV TEM.

A fim de turbinar a carreira, foi para Londres onde viveu um ano.  Também atua na blogosfera do R7 com o blog Malu de 30, onde dá dicas sobre beleza, vida saudável e carmas relacionados à celulites e ‘zóio caído’ (piada interna).

_______________________________________________________________________________________

8. @ClaudiaBassitt

Claudia Bassitt: militante em várias frentes, a empresária bota a boca no trombone digital.

Claudia Bassitt: militante em várias frentes, a empresária bota a boca no trombone digital. (Foto: Eloisa Mattos/Divulgação)

Diferentemente de alguns de seus congêneres citados acima, a empresária Claudia Bassitt tem forte atuação no Facebook, plataforma que ela utiliza diariamente para publicar posts com conteúdo político, de indignação e também para fazer alertas sobre eventuais descasos com a cidade. 

Militante em várias frentes, Claudia não tem preguiça de botar a boca no trombone digital, o que influencia muitos de seus seguidores a fazerem o mesmo.

Perguntada se tem pretensões políticas, Claudia sempre desconversa e sorri. Mas segue postando, compartilhando e bombando no Face, onde algumas de suas publicações chegam a ter mais de 500 curtidas…

_______________________________________________________________________________________

Linda e loira, F~e Marques cintila como uma das blogueiras de moda mais simpáticas e acessíveis de Rio Preto.

Linda e loira, Fê Marques cintila como uma das blogueiras de moda mais simpáticas e acessíveis de Rio Preto.

9. @FeMarquesBlog

Ela não é a mais seguida das fashion bloggers de Rio Preto, mas é, sem dúvida, uma das mais acessíveis e simpáticas deste ‘pomar’ de meninas bonitas que têm enchido o cofrinho com looks do dia e da noite.

Fê Marques, blogueira e arquiteta, também é uma das mais disputadas influencers quando a proposta é divulgar eventos em real time. Recentemente, ela foi convidada a dar o ar da graça no Camarote da Brahma em Barretos. Também figurou entre o time de influencers que curtiu o Villa Mix RP no Camarote Golden Backstage.

Ou seja: como disse no início deste post, não é o número de seguidores que determina a inclusão da pessoa em mailings importantes. De qualquer forma, Fê Marques não pode se queixar de falta de fã. Em sua conta no Instagram, por exemplo, a loira contabiliza mais de 40 mil followers.

_______________________________________________________________________________________

Bruno Lamas: jogador de futebol, modelo e influencer digital. (Foto: Luis Toyneti/Divulgação)

Bruno Lamas: jogador de futebol, modelo e… influencer digital. (Foto: Luis Toyneti/Divulgação)

10. @BrunoJPLamas

Meia-esquerda do Leixões Sport Club, de Portugal, o rio-pretense Bruno Lamas acaba de receber o selo de Verified Account do Instagram – aquele V que precede o nome no perfil de algumas pessoas famosas, certificando que a conta foi devidamente verificada e é oficial.

O que isso significa? Que o rapaz, além de mandar muito bem em campo, também está batendo um bolão como influencer digital. Tanto que seus seguidores já somam quase 12 mil e seus posts nunca ficam abaixo de 500 likes.

Além de todos esses ‘ingredientes’, Bruno ainda tira onda de modelo. Em sua última visita à família em Rio Preto, em junho deste ano, o galalau encarou as lentes do fotógrafo Luis Toyneti e deixou claro que, se pintar na área, ele também marca gol em estúdio. Repare…