Arte: Lucas Albano

Arte: Lucas Albano

Se vai gerar polêmica ainda não se sabe, mas que vai render altos memes nas redes sociais, ah, isso vai… Qual é o assunto? O projeto de lei que permite o transporte de animais em ônibus da cidade.

Protocolado na sexta (27) pelo vereador Dorival Lemes (PSD), o projeto é semelhante aos que já vigoram em algumas cidades do País, como São Paulo. Mas a ‘versão’ para Rio Preto ganhou algumas alterações.

“Estabeleci algumas condições básicas como, por exemplo, a de não transportar animais acima dos 10 kg”, informa Lemes. Perguntado se capivara poderá passar pela catraca, o vereador riu: “Capivara nem pensar”. Alguns tipos de cães como o pitbull, por exemplo, também estão “fora de questão”, alerta o vereador, que conversou com a coluna por telefone.

A iniciativa de Lemes visa beneficiar principalmente a população de baixa renda – aquela que, de acordo com o edil, não teria condições financeiras para custear a ida do animal até o posto de vacinação. “Ou até mesmo ao veterinário”, defende.

O projeto de lei, que ainda não tem data para votação, também exclui o transporte de animais durante os horários de pico (ou rush, como preferem os paulistanos). Berenice Du Lar, que adorou a ideia, já comprou coleiras para transportar seu baby cabrito de seis kg.

É dura a vida do trapezista!