Harnaam Kaur: britânica com descendência indiana sofre bullying desde os 16 anos. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Teste rápido para saber se você realmente lê a notícia antes de opinar: a mulher das fotos é a britância Harnaam Kaur, famosa no mundo todo por conta da barba que usa desde os 16 anos. Exatamente: ela é conhecida como a “mulher barbada”.

Kaur foi destaque na mídia ainda em 2016, aos 25 anos, quando uma foto sua viralizou na internet. Desde então, sua imagem é gratuitamente atacada física e virtualmente por pessoas que sequer buscam descobrir o real motivo que a faz usar barba.

Pois bem, ao ver as fotos de Harnaam em (mais) um post irônico nas redes sociais, fui checar a notícia e descobri que ela, aos 16 anos, foi diagnosticada com síndrome de ovário policístico,  distúrbio hormonal que, em seu corpo, estimulou o crescimento de uma barba farta.

Cansada de ‘guerrear’ e também de passar o dia respondendo a críticas, a britânica decidiu que os pelos faciais fariam parte de seu estilo pessoal – mudança que a catapultou para a fama como uma das ativistas mais importantes de sua geração.

Harnaam sendo maquiada para mais uma sessão de fotos: ela é famosa ela.

Hoje, Harnaam Kaur é um sucesso no Instagram, onde possui mais de 100 mil seguidores e uma missão: incentivar outras mulheres a respeitarem e aceitarem seu corpo, seja ele como for.

Sempre a bordo de um turbante azul e olhos impecavelmente delineados, Kaur conseguiu reverter o jogo do bullying com seus posts alegres e cheios de motivação.  “Fui chamada de ‘homem’, ‘leão’, ‘ogro’, ‘gorda’”, desabafou na época em que sua imagem era mais duramente atacada.

Questionada sobre sexualidade, Kaur foi na jugular: “Eu não acredito no gênero. Quem foi que disse que vagina é de mulher e pênis é de homem, ou que rosa é para meninas e azul para meninos? Estou sentada aqui com uma vagina, dois seios e uma bela barba. Vivo pela frase “meu corpo, minhas regras’.” Aceita, brazeeel!

Kaur: plena e segura de si.