Drica Sanches, organizadora do festival. (Foto: Michael Hans)

A bilheteria do Festival “Em Janeiro Teatro para Criança é o maior Barato” está aberta  no Riopreto Shopping Center.

O evento acontece de 10 a 19 desse mês e promete movimentar o cenário cultural rio-pretense mais uma vez. No dia 12, a Cia Serafin Teatro, de Campinas, levará o espetáculo “Azulindo no Teatro Itinerante de Bonecos”, das 14 às 21h, para o Riopreto Shopping, com apresentações de hora em hora. No dia 13, os visitantes do centro de compras poderão participar da vivência com bonecos “A Minha Marionete”, da mesma companhia, das 10h às 12h.

Na edição de 14 anos, serão 30 apresentações no total, sendo 18 no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e outras 12 em espaços públicos da cidade. Além das peças, haverá 10 atividades formativas para promover a troca de conteúdos sobre a o teatro para crianças entre os grupos participantes e o público. A programação completa você encontra AQUI. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e estão.

De acordo com Drica Sanches, diretora da Cia. Fábrica de Sonhos, responsável pela realização do festival, o estande da bilheteria funcionará das 11h às 19h e, faltando uma hora para apresentação, os ingressos irão para o teatro e poderão ser adquiridos no local. “É uma alternativa adotada pela organização para facilitar a compra e evitar filas grandes”, afirma.

Drica sugere ainda que o público adquira os ingressos antecipadamente, uma vez que o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi é menor do que o Teatro Municipal Paulo Moura (usado nas últimas edições).

“Sempre orientamos a comprar os ingressos antecipadamente, principalmente agora que o espaço é menor. O Teatro Municipal Paulo Moura é um ótimo local para apresentações, mas resolvemos mudar porque o Teatro Humberto Sinibaldi foi nossa casa desde a segunda edição, foram cerca de 12 anos no espaço, é praticamente nossa sua casa”, explica.

Além das apresentações do espetáculo, a programação contará com uma grade de atividades formativas, workshops e debates, que serão ministradas pelos grupos convidados na Galeria de Arte Norma Vilar. Um dos principais críticos do teatro infantil do Brasil, o rio-pretense Dib Carneiro, fará os debates com os grupos participantes e o público.

Abertura

O espetáculo “Circo Lando – Números” abre o festival, nesta quarta (10), às 20h, na Praça Rui Barbosa. A produção é um trabalho inédito realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, que promove o evento em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e os artistas convidados das Cias. Burucutu, Rosa dos Ventos, Circo de Bonecos e Mamulengo sem Fronteiras. O local contará com uma estrutura de montagem e segurança para dar tranquilidade ao público.