Cena de "Substantivo Feminino", que será exibido neste sábado, no Multiplex do Riopreto Shopping. (Fotos: Divulgação)

Cena de “Substantivo Feminino”, que será exibido neste sábado, no Multiplex do Riopreto Shopping. (Fotos: Divulgação)

Rio Preto recebe, até o dia 30 de setembro, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, um dos mais importantes eventos audiovisuais da América Latina voltado aos temas socioambientais.

Dezenas de exibições gratuitas de filmes fazem parte da mostra, que tem patrocínio do Açúcar Guarani e acontece em diferentes pontos culturais e de educação da cidade.

Um desses pontos é o Multiplex do Riopreto Shopping, que hospeda neste sábado (23) a exibição de dois filmes, “Malditas Barragens” e “Substantivo Feminino”.

Todos os filmes da mostra possuem temática socioambiental.

Todos os filmes da mostra possuem temática socioambiental.

Já no dia 30, quando termina a mostra, estão programados outras duas exibições no cinema do Riopreto Shopping: “(R)Evoluções Invisíveis” e “Todo o Tempo do Mundo”.

Ao todo, mais de 50 filmes produzidos em diferentes partes do planeta estão sendo exibidos gratuitamente em um total de 18 espaços diferentes. São obras que tratam de mudanças climáticas, vida nas cidades, indústria da moda, água, economias alternativas, globalização, poluição, ativismo ambiental, entre outros temas. Juntos, formam um panorama das questões socioambientais mais urgentes enfrentadas pelo mundo atual e retratadas na sétima arte.

As sessões abertas ao público se concentram, além do Riopreto Shopping, no Senac, Câmara Municipal, Acirp, CEU das Artes e CIECC, Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Unesp/Ibilce e Unorp. Em todos eles haverá debate sobre o filme e os temas abordados. Também estão previstas exibições fechadas para os estudantes em colégios.

Em Rio Preto, além do Cine Multiplex, outros

Em Rio Preto, além do Cine Multiplex, as sessões acontecem em faculdades, colégios e associações.

A Ecofalante, organização não governamental sem fins lucrativos, é a figura central por trás da mostra. É ela quem seleciona e exibe filmes premiados em festivais do mundo todo, a maioria inéditos no Brasil, e desenvolve ao longo do ano um trabalho educativo em escolas e universidades.

Desde a primeira edição, em 2012, já atingiu diretamente mais de 150 mil pessoas. Foram exibidos 423 filmes, de todos os continentes, em 25 cidades do Estado de São Paulo. Chegou a 170 espaços de exibição, entre cinemas, escolas, universidades, parques, espaços públicos, unidades do Sesc e do Senac, Fábricas de Cultura, CEUs e ETECs. Realizou cerca de 320 debates e mediações.

Abaixo, a programação no Riopreto Shopping:

Dia 23 de setembro (sábado)

9h – Malditas Barragens (EUA)

11h – Substantivo Feminino (Brasil)

Dia 30 de setembro (sábado)

9h – (R)Evoluções Invisíveis (França)

11h – Todo o Tempo do Mundo (Canadá)

Em tempo: a programação completa pode ser conferida em www.ecofalante.org.br. Roda, assista e avisa.

5 - cat_dog_ice_300dpi

Desde a primeira edição, em 2012, a Mostra Ecofalante já atingiu diretamente mais de 150 mil pessoas. Foram exibidos 423 filmes, de todos os continentes, em 25 cidades do Estado de São Paulo.