Bruno com ajudantes (Foto: Ricardo Boni)

Bruno Medeiros, do Bonsai Clube Rio Preto, preparando a exposição para o Riopreto Shopping: equipe empenhada. (Foto: Ricardo Boni)

Forma de arte derivada de uma antiga prática chinesa de horticultura, depois reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês, o bonsai é a estrela de uma exposição que será realizada na Praça III de Eventos do Riopreto Shopping, de 1 a 8 de setembro.

O responsável por organizar a mostra é o consultor de empresas Bruno Medeiros. Ele faz parte do Bonsai Clube Rio Preto, agremiação lançada em 2012 por praticantes dessa arte milenar com objetivo de divulgar, formar, desmistificar e incentivar o bonsaísmo em todas as suas formas.

Engana-se, entretanto, quem imagina que essa prática resume-se ao cultivo e cuidado das mais diferentes espécies de árvores em formatos menores.

Segundo Bruno, o ato de cuidar suscita também inspiração, criação, preceitos e contemplação. Em resumo, é amar o processo mais que o resultado final e ainda estimular o companheirismo, uma vez que uma das regras do bonsaísmo é que o mais experiente deve auxiliar o menos experiente na sua formação e compartilhar suas experiências e conhecimentos com os demais.

“Ninguém é tão grande que não tenha nada a aprender, nem tão pequeno que não tenha nada a ensinar”, é o lema do Bonsai Clube Rio Preto.

Beleza e cuidados milenares podem ser cultivados em Rio Preto.

Beleza e cuidados milenares podem ser cultivados em Rio Preto.

O público poderá conferir na exposição preparada para o Riopreto Shooping um pouco das atividades desenvolvidas pelo Bonsai Clube. Além de conhecer variadas espécies, estilos e idades de bonsai – entre 30 e 40 deles estarão expostos -, o público poderá participar de minicursos com dicas e técnicas para cultivo de um bonsai. A criançada terá um cantinho especial no local.

Bruno também conta que há diferentes estilos a ser cultivados:

1 – Kabudachi (troncos interligados), que formam troncos agrupados provenientes de um único sistema de raízes;

Bonsai

Bonsai Kabudachi. (Fotos: Divulgação)

2 – Sabamiki (madeira morta), estilo que deve passar o conceito visual que a árvore tenha sido partida por impacto natural, como um raio ou deslizamento de terra;

Bonsai Sabamiki.

Bonsai Sabamiki.

3 – Sokan (tronco duplo), bonsai que desenvolve dois troncos a partir das mesmas raízes, entre outros. Entre as espécies mais comuns estão a figueira, a jabuticabeira, o olmo, a zelkova, a acerola e a pitangueira, além do junípero, de origem oriental.

Bacana, né? Então vem conhecer tudo isso de perto. A exposição começa nesta sexta (1) e segue até o dia 8 de setembro. Ou seja, já dá pra aprender alguma coisa… Aceita, brazeeel!

Bonsai Sokan: toda essa arte você confere no Riopreto Shopping.

Bonsai Sokan: toda essa arte você confere no Riopreto Shopping.