Equipamentos (Fotos: Divulgação)

Cooperlagos recebe doação da Tereos: sustentabilidade é pilar da empresa. (Fotos: Divulgação)

A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das maiores empresas do setor sucroenergético brasileiro, realizou, na manhã desta quarta-feira (16), a doação de 2090 peças de sucata eletrônica à Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de Rio Preto (Cooperlagos).

São monitores, teclados, mouses, CPUs, impressoras, placas de vídeos, celulares, nobreak, estabilizadores, entre outros materiais que serão descartados de maneira adequada e reciclados. O volume soma resíduos de todas as unidades da empresa durante o período de 2012 a 2017.

De acordo com Roberto Perosa, Relações Institucionais da Tereos, a sustentabilidade é um dos pilares de atuação da empresa.

“Realizamos essa doação desde o ano de 2010, quando conhecemos o trabalho desenvolvido pelos cooperados da Cooperlagos. Essa ação faz parte do nosso compromisso de responsabilidade socioambiental. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, estamos estimulando o desenvolvimento da cooperativa”, acrescenta.

Segundo Tereza Marta Pagliotto, coordenadora e assistente social da Cooperlagos, a doação da Tereos é de extrema importância e significa um ganho socioambiental. “Os equipamentos receberão tratamento adequado. Quando há a separação das peças não existe risco de contaminação para o cooperado e nem para o meio ambiente”, afirma.

Na cooperativa, o e-lixo é encaminhado para a oficina especializada para separação. As peças em funcionamento ou recicláveis são comercializados para as empresas licenciadas de manutenção de tecnologia da informação para o reaproveitamento, já as que não têm mais desempenho são levadas para o processo de descontaminação e transformação. Todo o dinheiro advindo da venda dos resíduos é partilhado entre os 63 trabalhadores cooperados.

qqqqq

Cooperados separam e-lixo na Cooperlagos: ação reduz impacto de itens eletrônicos descartados no meio ambiente.