Imagens da edição 2016 da "Megatriagem": adolescentes carentes beneficiados com sorriso novo e saúde bucal. (Fotos: Bruna Tedeschi)

Imagens da edição 2016 da “Megatriagem”: adolescentes carentes beneficiados com sorriso novo e saúde bucal. (Fotos: Bruna Tedeschi)

Gente, olha que projeto bacana que desembarca em Rio Preto nesta sexta (28): em parceria com a Oral-B e Dentistas do Bem, a cidade recebe a “Megatriagem”, ação que acontece simultaneamente em centenas de municípios brasileiros – e em outros 10 países da América Latina e Portugal – desde 2013.

A edição 2017 do projeto será realizada na APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), localizada na Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 875, das 9h às 15h.

A missão da “Megatriagem”, de acordo com seus idealizadores, é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico, ampliando a partir daí, denúncias de falta de acesso desses jovens à condições mínimas de cuidados odontológicos.

Em linhas gerais, a “Megatriagem” acontece de forma fechada e aberta (veja banner explicativo no final do post). Na fechada, o Coordenador Regional vai a uma escola pública – ou projeto social – e faz um exame não invasivo em todos os jovens de 11 a 17 anos, preenchendo uma ficha de IHC para cada. Esse tipo de triagem é limitada apenas aos jovens participantes da instituição.

Na forma aberta, jovens de diferentes instituições são atendidos. Para isso, é muito importante que você também divulgue o projeto, a fim de que o maior número possível de adolescentes sejam beneficiados. Em Rio Preto, 45 dentistas estão inscritos na “Megatriagem”.

Assim, vamos combinar, fica mais bonito o sorriso do trapezista!

INSTITUCIONAL