Augusto Cerroni

Vicente Cerroni, da Império do Sol: exposição resgata parte do acervo de fantasias e fotos dos desfiles que a Escola realizou nos últimos 35 anos de história. (Fotos: Ricardo Boni)

Miga, vai passar o Carnaval em Rio Preto? Então você já tem onde aplacar o calor: o Riopreto Shopping preparou uma programação cheia de confete, serpentina, música e fantasia que promete agradar todas as idades. Até o dia 28 de fevereiro, inúmeras ações serão desenvolvidas no centro de compras e, melhor, todas gratuitas.  

A Escola Império do Sol, a mais antiga e tradicional agremiação carnavalesca de Rio Preto, por exemplo, participa da programação com parte do acervo de fantasias e fotos dos desfiles que a Escola realizou nos últimos 35 anos de história. 

De acordo com o presidente da escola de samba, Vicente Serroni, a exposição “Império do Sol – 35 anos de Carnaval” vai reviver parte da história do carnaval de rua de Rio Preto. Principalmente dos dois últimos anos, em que a Escola foi campeã e bicampeã dos desfiles. 

É Carnaval no Riopreto Shopping!

É Carnaval no Riopreto Shopping!

“Separamos parte importante do acervo para a exposição. Vale a pena conferir esta linda história que é o carnaval de rua em Rio Preto. A cidade tem se colocado como resistência para que esta tradição tão antiga brasileira não se perca no interior paulista, uma vez que somos a única cidade da região a realizar um carnaval tradicional de rua, com desfile de escolas de samba”, comentou o presidente. A exposição faz parte do calendário oficial do Carnaval de Rio Preto e estará montada na Praça 1 de Eventos até o dia 28 fevereiro.

André Luiz Liberal em seu estúdio: trabalho de caricaturismo sensacional. Vocês não perdem por esperar...

André Luiz Liberal em seu estúdio: trabalho de caricaturismo sensacional. Vocês não perdem por esperar…

Para homenagear o centenário do Chacrinha, a ser completado neste ano, o Automóvel Clube preparou uma mostra de caricaturas com o nome “Quem não se comunica se trumbica”. A exposição traz banners de figuras icônicas em formato de caricatura.

A homenagem também será realizada para os colunistas e comunicadores de Rio Preto, como Cida Caran, Nenê Homsi, Waldner Lui, Malu Rodrigues, Luiz Felipe Possani, Amaury Júnior, César Muanis, Fátima Cruz, Patrícia Baroni, Fred Tebar, Haydée Tebar Mardegan, Magaly Tebar, Jocelito Paganelli e Beck (noixxxx!).

As caricaturas são assinadas por André Luís Liberal. A mostra estará em exibição entre os dias 22 e 28.

A criançada também tem vez na programação, com o “Riopreto Shopping Kids – Especial Carnaval” . A oficina “Faça Você Mesmo: Fantasia de Carnaval” vai ensinar a criar fantasias para as crianças com materiais simples e reaproveitando e reciclando o que já existe. As crianças vão aprender como é possível fazer uma fantasia de carnaval em casa. A ação acontece no dia 25 de fevereiro, das 14h às 18h, em frente à Mini Petiz. 

Com a participação dos pais, as crianças vão escolher um dos temas sugeridos e confeccionar a própria fantasia. Serão fadas, bruxas, super heróis e heroínas, sempre, com material que todos tem em casa ou se encontra facilmente. 

Tem ações carnavalescas pra molecada também: só juntar todo mundo e vir...

Tem ações carnavalescas pra molecada também: só juntar todo mundo e vir…

“A criança, naturalmente, já tem a habilidade de transformar um pedaço de tecido, um resto de papelão em algo concreto para brincar. Na oficina vamos mostrar para os pais e para as crianças que podemos reaproveitar e nos transformar no que quisermos. Além de proporcionar um momento único de criação e brincadeira entre pais e filhos”, diz Ayla Farias, que coordena a atividade. 

Estes tipos de atividade, além de desenvolverem a criatividade, trabalham a coordenação motora e estimulam o raciocínio e habilidades. As crianças levam a fantasia que produzirem como lembrança do shopping.  A atividade é voltada para crianças de 5 a 12 anos. 

Já os foliõezinhos mais animados poderão vestir as suas fantasias e participar do “Bailinho de Carnaval”, que acontece no domingo de Carnaval, dia 26 de fevereiro, das 14h às 18h, também em frente à Mini Petiz. Haverá músicas carnavalescas, desfiles, brincadeiras, confete, serpentina e muita folia. Todas as atividades são gratuitas. Assim, vamos combinar, fica menos dura a vida do trapezista!

Banner-Site-Coluna-Beck-728x90px