Usina Vertente, localizada no município de Guaraci (SP): certificado de

Usina Vertente, localizada no município de Guaraci (SP): modelo de negócios atestado com o selo Bonsucro. (Foto: Divulgação)

Após rigoroso processo de auditoria, a Usina Vertente, parceria entre o Grupo Húmus e a Guarani, uma das líderes do setor sucroenergético no Brasil, recebeu, da Control Union, a recomendação para manutenção da certificação Bonsucro. A entrega do certificado será em julho.

A avaliação certifica a sustentabilidade da operação da empresa e a gestão e modelo de negócios. O superintendente de Sustentabilidade, Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Guarani, Edilberto Bannwart, explica que o escopo da certificação é a produção sustentável da cana-de-açúcar para os produtos álcool e etanol.

“Para isso, considera-se o processo completo, desde o plantio da cana até a entrega, passando pelos processos agrícolas, industriais, estocagem, transporte e comercialização”, acrescenta.

Produção sustentável de cana-de-açúcar realizada pela Vertente. (Foto: Ferdinando Ramos)

Produção sustentável de cana-de-açúcar realizada pela Vertente. (Foto: Ferdinando Ramos)

Edilberto afirma que a certificação ressalta os esforços da Guarani como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. “Estamos comprometidos com a sustentabilidade do nosso negócio, do campo ao produto final. Para isso, adotamos diversas práticas que são reconhecidas pela Bonsucro”, acrescenta. .

A Bonsucro é organização global sem fins lucrativos, sediada em Londres. Foi criada em 2006, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais da produção de açúcar e etanol a partir da cana-de-açúcar. O certificado Bonsucro reconhece a adequação das práticas de produção do açúcar e etanol aos pré-requisitos estabelecidos para as esferas legais; de meio ambiente: biodiversidade e impacto ao ecossistema; direitos humanos; qualidade e melhoria contínua.

As empresas certificadas ainda têm seus produtos enquadrados em diferentes requisitos de qualidade e são reconhecidas por países da União Europeia, que seguem a Política de Combustíveis Renováveis. Essa política afirma que até 2020, 10% do combustível utilizado pelos países do grupo devem ser produzidos a partir de fontes renováveis​​.

Sobre a Usina Vertente

A Usina Vertente está instalada na Fazenda Posses, no município de Guaraci (SP), e tem como sócias a CLEEL Empreendimentos (Empresa do Grupo Húmus) com 50% de participação e a Guarani.

Foi concebida dentro das mais modernas técnicas, com máquinas e equipamentos de última geração, sendo a primeira Usina a iniciar suas atividades com difusor, totalmente automatizada e com recorde histórico de moagem.

Iniciou suas atividades na safra 2004/2005, quando moeu o volume de 1.002.620 toneladas de cana-de-açúcar, produziu 65 mil toneladas de açúcar VHP e 45 milhões de litros de álcool, entre Anidro e Hidratado.Nesta safra 16/17 deverá moer 2,5 milhões de toneladas de cana, atingindo uma produção de 125 mil toneladas de açúcar, 130 mil m³ de Etanol e cogerando 135 mil megawatts de energia.

É dura a vida do trapezista nos Alpes Canavieiros…

banner_planeta_rock_modelo_3_todas_as_bandas